Universitária de MT faz campanha na web para ajudar irmão com câncer

A estudante Lina Omar começou uma campanha pelas redes sociais para ajudar o irmão, Moborak Motaz, de 10 anos, que é portador de um tipo raro de câncer e precisa encontrar um doador de medula óssea compatível.

O jovem, que está em São Paulo para tratar da doença, criou, inclusive, um canal no Youtube para falar sobre a enfermidade. O tipo de câncer que acomete Moborak é chamado de ‘linfoma não-hodgkin’.

O diagnóstico da doença foi dado no ano passado. “Ele ficou doente em fevereiro de 2014 e, após alguns exames, foi diagnosticado com esse tipo raro de câncer chamado de linfoma não-hodgkin”, explicou.

Em agosto, do ano passado, parte da família de Cuiabá foi para São Paulo para tratar da doença. Moborak realiza tratamento no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci), na capital paulista.

Lina conta que o irmão fez tratamento de quimioterapia, mas que o tratamento não surtiu efeito. “Depois dos médicos concluírem que a quimioterapia não seria suficiente, eles entenderam que um transplante de medula óssea poderia melhorar a condição do meu irmão”, afirma.

Após o teste de compatibilidade de alguns parentes rejeitar a possibilidade de uma doação de medula para o garoto, Lina recebeu, na última sexta-feira (14), a notícia de que a genética dela também não é compatível. “Além de nós, parentes mais próximos, nós recebemos a notícia de que, até agora, ninguém cadastrado no Redome [Registro Nacional de Medula Óssea] é compatível com ele”, contou.

Após a notícia, a universitária começou a campanha na internet para tentar estimular pessoas a doarem sangue e se registrarem como doadores de medula. “Comecei a divulgar e falar para as pessoas no Facebook e WhatsApp para ir ao hemocentro mais próximo e doarem uma amostra de sangue. Se a pessoa não for compatível com o meu irmão, pode ser compatível com outra pessoa e salvar essa vida”, explica.

Texto: G1/MT