Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Sorriso: produtores estimam colheita de até 60 sacas por hectare
O produtor rural Clayton Tessaro, que cultiva aproximadamente 2 mil hectares de soja em Sorriso, já colheu quase 30% da sua lavoura. Isso porque ele fez o plantio antecipado da oleaginosa.
Até o momento, segundo ele, as projeções de produtividade estão se cumprindo. “Se você comparar com o ano passado é um ano no normal. Então, a gente teve um plantio antecipado. Começamos por volta de 19 de setembro e hoje a gente já está chegando em 30% da área colhida. Então, está bem adiantado em relação ao ano passado e quanto à perspectiva está entro da média, em torno de 58 a 60 sacas por hectare”.
A previsão é de que a região volte a colher em torno de até 60 sacas por hectare depois de um clima favorável no desenvolvimento das plantas.
Agora o trabalho é no combate às pragas, como a mosca branca. Ao que tudo indica a safra 2016/2017 deve retomar os ganhos dos produtores. Porém, o custo com os defensivos aumentou e isso pode diminuir a margem de lucro.
O agronegócio é a aposta dos especialistas para que a economia brasileira não amargue o terceiro ano consecutivo sem crescimento em 2017.
Segundo projeções de um dos maiores bancos privados do país, o PIB da indústria deve subir apenas 1,3% enquanto o da agropecuária pode aumentar em 2%.
A diferença a princípio parece pequena, mas os negócios do campo vão responder por mais de um terço do desempenho da economia do país.
Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).
Mais imagens
Texto: Redação Portal Sorriso MT com Larissa Gribler