Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Com chuvas frequentes, produtores aceleram plantio da soja em Sorriso
O solo marrom aos poucos começa a abrigar as primeiras plantas. O plantio de soja vem avançando nas lavouras de Sorriso. Com as últimas chuvas, a umidade do solo foi mais que suficiente para abrigar a semente, dando sequência à semeadura da soja.
De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), o percentual de área já plantada no estado alcançou os 18,78% da área total prevista. Em uma fazenda de Sorriso com 1250 hectares, mesmo com o atraso das chuvas em relação ao ano passado, quase 60% da área já foi plantada.
A atenção do produtor agora continua sendo o monitoramento do clima para decidir quando plantar novamente. Após o período generoso de chuvas nas lavouras, o plantio acelerado avançou.
Ainda de acordo com o Imea, a expectativa é que o estado produza cerca de 33 milhões de toneladas da oleaginosa na safra 19/20. Deste total, mais que um terço é proveniente das lavouras do médio norte.
A produção por hectare nesta safra é otimista e a expectativa é de que o produtor colha em média 57 sacas por hectare. Entretanto, o custo de produção ficou mais caro.
Mais imagens
Texto: Ronaldo Igaxira/TV Sorriso/Record TV com Portal Sorriso