Aeroporto de Cuiabá fecha para pousos durante mau tempo

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), ficou fechado para pousos durante meia hora na manhã desta quinta-feira (27), por conta de questões meteorológicas. Duas aeronaves precisaram arremeter por conta do fato, sendo que um voo da Latam teve que retornar para Brasília (DF).

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto ficou fechado apenas para pousos das 7h05 às 7h36 (horário local) por questões meteorológicas. Segundo o Metar (Informe meteorológico regular de aeródromo), o céu estava encoberto, com nuvens abaixo de 200 pés. As decolagens não foram afetadas.
 
Segundo o site Flight Radar, que acompanha voos em todo o mundo em tempo real, duas aeronaves, sendo uma da Azul Linhas Aéreas e outra da Latam, tiveram que arremeter a tentativa de pouso. O procedimento, apesar de causar temor em passageiros, é visto como normal dentro da aviação e realizado com a intenção de proporcionar segurança nas operações.
 
A aeronave da Azul, que vinha de Guarulhos (SP), pousou no Aeroporto de Cuiabá com 15 minutos de atraso. Já o voo da Latam, que vinha de Brasília (DF), precisou retornar para a capital federal.

Em Brasília, os passageiros tiveram que desembarcar e foram informados que o próximo voo sairá da capital federal apenas às 13 horas. 
 
Outro voo, também da Latam e que vinha de Guarulhos, pousou em solo cuiabano com atraso de 40 minutos, porque também teve de realizar o procedimento de espera no ar, até que fosse autorizado a seguir para o pouso.

Texto: Wesley Santiago/Olhar Direto