Investigado por corrupção, filho de Silval segue para Centro de Custódia onde pai está preso

O filho do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Rodrigo Barbosa (PMDB), foi preso na quarta fase da Operação Sodoma, da  Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), na manhã desta segunda-feira (25).

Rodrigo Barbosa teve o mandado de prisão preventiva cumprido, nesta segunda-feira (25.04), em um escritório de comunicação, no Centro Empresarial Paiaguas, na Avenida Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá. O local também foi alvo de busca e apreensão, assim como a casa dele. (assista ao vídeo do site Gazeta Digital na página do Portal Sorriso MT no Facebook)

Silval já está preso há sete meses no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), no bairro Carumbé, quando foi deflagrada a primeira fase da Sodoma, que investigou fraudes e cobrança de propina na concessão de incentivos fiscais. Novas fases da Sodoma apontaram um suposto esquema organizado de cobrança de propina em diversos contratos do governo estadual.

A cobrança mensal de propina foi revelada pelo empresário Willians Paulo Mischur, dono da Consignum. Posteriormente, o ex-secretário de Administração (SAD) César Zilio, que chegou a ser preso na operação, afirmou em sua delação premiada que a cobrança era realizada de forma sistemática em diversos contratos do governo.

Rodrigo já atuou como secretário geral do PMDB. A operação Sodoma, que deu origem fases 2 e 3, iniciou com investigações relacionadas à concessão fraudulenta de incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso, o Prodeic.

15h32 – Sem algemas, Rodrigo Barbosa deixa sede da Defaz. Na sequência, ele será encaminhado para exame de Corpo Delito junto ao Instituto Médico Legal (IML), rotina para aqueles que passam a integrar o sistema prisional. Ele passou cerca de três horas na unidade policial, mas, como a defesa havia adiantado, ele não deve prestar esclarecimentos na data de hoje. 

14h55 – Carla Cunha, irmã de Rodrigo, foi até á Delegacia Fazendária no início da tarde de hoje. Ela carregava uma sacola (com roupas para o irmão) e não teceu declarações para os jornalistas. 

14h24- Rodrigo será levado para o Centro de Custódia de Cuiabá, unidade prisional que abriga seu pai, Silval Barbosa, desde o dia 17 de setembro de 2015.

14h01 – O ex-governador Silval Barbosa foi apontado como chefe do esquema criminoso montado para desviar recursos do erário público, com a finalidade de pagar despesas de campanha política de sua reeleição e angariar recursos decorrentes do pagamento de propina, de acordo com a Polícia Civil.  A execução de tarefas específicas foi determinada a pessoas de sua extrema confiança, com acesso direto ao palácio do Governo, entre elas Marcel Souza de Cursi, inicialmente como secretário adjunto de Receita Pública e posteriormente nomeado como secretário de Fazenda.​

Texto: Olhar Direto