Maleta bloqueadora de sinal é usada por ladrões de banco em MT

Um equipamento capaz de emitir um pulso eletromagnético que bloqueia o sistema de segurança de agências bancárias vem sendo empregado por quadrilhas especializadas em tentativas de arrombamento e invasão em Mato Grosso.

Com preços que variam entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, a chamada “maleta bloqueadora” é trazida clandestinamente do Paraguai e é considerada a mais nova peça no arsenal dos assaltantes.

“Esse aparelho gera ondas que interrompem os sinais emitidos da agência para as empresas de segurança”, diz o delegado Diogo Santana, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

 

Três equipamentos do gênero já foram apreendidos pela polícia no Estado. Segundo Santana, o pulso emitido pela maleta é tão poderoso que, se acionado dentro de uma aeronave em voo, pode até causar sua queda.

Semelhante a uma maleta, o bloqueador é feito em metal. Na parte interna, possui uma bateria e uma variedade de modem com várias antenas, de onde partem os sinais de bloqueio. Para acioná-lo, basta apenas apertar um botão que fica na parte externa.

“Só que esse sistema não é 100% eficaz pois, se a empresa de segurança estiver atenta, vai ver que houve um problema. Por exemplo, nas câmeras será possível avistar a tela ficar preta”, explicou.

Aventureiros

Os casos de invasões a bancos vêm aumentando no Estado. Somente nesta semana, foram registradas ao menos três tentativas. Para o titular da GCCO, os crimes são realizados por “aventureiros”, ou seja, criminosos inexperientes.

“A maioria desses crimes é realizada sem obter êxito, causando somente danos à instituição e a população, que chega a ficar dias sem o serviço do banco. Podemos avaliar que as tentativas de furtos vem sendo realizados por pessoas que procuram lucro fácil”, detalhou.

O delegado explicou que apenas 15% das tentativas são bem-sucedida. No último caso registrado, por exemplo, a polícia conseguiu prender parte de uma quadrilha que tentava uma agência do Banco do Brasil, em Cuiabá.

“É importante ressaltar que, apesar do número crescente de ações dos criminosos, há também o aumento das operações policiais, tanto da Polícia Civil quanto da Militar, e este trabalho vem resultando em prisões em flagrante em muitos casos”, completou.

 

Texto: Mídia News