Aplicativos de estudo se popularizam entre estudantes mato-grossenses

Dividindo-se entre as atribuições diárias do terceiro ano do ensino médio e o trabalho, Rodrigo Enrique, 17 anos, vai além dos métodos tradicionais de estudo para fixar melhor o conteúdo em mente.

Boa parte da aprendizagem ele consegue tirar da palma da mão. Não porque seja um conhecedor da arte da quiromancia, mas devido ao fato de se valer de aplicativos de seu aparelho celular para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece em todo o país nos dias 05 e 06 de novembro.

Assim como o jovem, milhares de estudantes estão, cada vez mais, utilizando os smartphones como auxílio na hora de aprimorar os conhecimentos para o Enem.

De olho nessa realidade, foram disponibilizados gratuitamente o Geekie MT, MecFlix, Prepara Mais e TV Escola – plataformas digitais que oferecem simulados semelhantes aos do Exame, exercícios comentados e videoaulas.

Rodrigo avalia que “os aplicativos facilitam bastante, pois podemos estudar de qualquer lugar. Além disso, funcionam muito bem para que a gente possa revisar o conteúdo e tirar dúvidas de uma maneira mais didática, leve”, afirma.

Stephany Neves, 17 anos, pretende aprofundar os estudos nessa última semana que antecede o Enem. E, para isso, explorará também os aplicativos, para manter os conteúdos frescos na memória.

“É a melhor maneira de revisar o que foi repassado em sala de aula, após um dia de estudos”, argumenta a jovem, que pretende se tornar psicóloga e irá encarar o Enem pela primeira vez.

O professor do ensino médio, Ricardo de Oliveira Silva, vê o uso de aplicativos de estudo como “algo natural, já que os jovens de hoje em dia vivem com o celular na mão”. Para ele, a utilização de tecnologias no processo de aprendizagem do aluno deve ser incentivada, pois a aquisição do conhecimento não está mais concentrada na escola. Nesse sentido, segundo o educador, o papel do professor no ambiente escolar também precisa mudar, apostando, por exemplo, em aulas mais reflexivas e interativas, e menos expositivas.

Atualmente, Mato Grosso conta com 161.842 alunos matriculados no Ensino Médio, seja no regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ferramentas gratuitas

Prepara Mais – Aplicativo com vídeos, textos e exercícios comentados. Fácil de usar e funciona offline. É preciso de internet só para baixar os novos conteúdos. Ideal para todos os alunos, em especial aqueles que nem sempre têm acesso à internet. Pode ser baixado em celulares Android ou iPhones. É só entrar na loja de aplicativos do celular e baixar.

MecFlix – Vídeos e aulas de graça na internet. Site com videoaulas para os alunos assistirem quantas vezes quiserem, fazer download e compartilhar com os amigos. Essas aulas servem de reforço para as matérias apresentadas em sala de aula, estimulando ainda mais o aprendizado. Basta acessar mecflix.mec.gov.br. Disponível no computador e no celular.

TV Escola – Um canal de televisão que gera conhecimento e complementa o estudo em casa. Todo dia tem aulas de uma matéria diferente e no sábado e no domingo tem maratona com o que foi exibido na semana. Para assistir, basta sintonizar no canal TV Escola. Para conhecer a programação, acesse: tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/. Disponível em TV.

Geekie MT – Aplicativo com desafios, exercícios comentados, vídeos e leituras. Feito para estimular seus alunos e ensiná-los ainda mais. Pode ser acessado pelo sitegeekie.seduc.mt.gov.br ou baixado pela loja de aplicativos do celular. Disponível no computador e no celular.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria