Sorriso: inaugurado Centro Integrado de Operações Aéreas

Foram inaugurados nesta quarta-feira, em Sorriso, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a central de operações de combate a incêndios da Amazônia Legal, que atenderá o norte do estado e também outras regiões abrangidas pela Floresta Amazônica.

O hangar, construído em parceria com a Prefeitura, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do Município, conta com equipes e aeronaves do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

A inauguração contou com a demonstração das atividades à sociedade. Compõem o kit de materiais disponibilizados um farol de busca, equipamento para auxílio de combate a incêndio, macas para socorrismo, bolsa de resgate, armamento, munições, cabos para rapel, para içamento de pessoas e de carga, entre outros.

A equipe destinada à Sorriso tem aproximadamente 30 profissionais, entre bombeiros militares  e policiais civis e militares. Segundo o sargento Daniel Oliveira, a expectativa é atender os anseios da população local da melhor maneira possível.

Em entrevista nesta manhã, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, ressaltou que a instalação da Ciopaer é motivo de alegria. “Agradeço a todos os ex-prefeitos, à sociedade organizada que tem se mobilizado para a realização desse evento. É um ganho para toda a região Médio Norte”.

O sargento BM Sérgio Cristino, que está há 20 anos no Corpo de Bombeiros e há 10 no Ciopaer, acredita que será um desafio gratificante. “Trata-se de uma região estratégica e, como conseguiremos reduzir o tempo de deslocamento da aeronave, que até então tinha que sair de Cuiabá, esperamos contribuir com o bem-estar das pessoas que vivem em Sorriso e em cidades próximas”.

Segundo o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli, a entrega deste hangar é uma das ações que marcam a comemoração dos 20 anos da unidade operacional. “É um marco importante que nos permitirá atender de maneira mais eficiente a sociedade mato-grossense, e vamos aliar a preocupação com a segurança pública na região à proteção do meio ambiente”.

Fiscalização ambiental e combate a incêndios

O prédio conta com escritório, sala de reunião e almoxarifado. Junto com os profissionais do Ciopaer, estarão de prontidão os integrantes do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do CBM-MT.

Com isso,  a base descentralizará não só as operações de segurança pública, mas também de fiscalização ambiental na região. O GavBM conta com duas aeronaves modelo Air Tractor 802F, voltadas ao combate de incêndios florestais, que foram adquiridos com o recurso do projeto financiado pelo Fundo Amazônia.

A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do CBM-MT proposto ao Fundo Amazônia, que é um caixa de aporte financeiro, encabeçado pelo Governo da Noruega, para projetos de proteção da floresta amazônica.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso