Morre em SP o médico e ex-deputado José Tampinha, aos 72 anos

Morreu nesta quinta-feira (20) em São Paulo o médico cuiabano e ex-deputado federal José Augusto Curvo, o Tampinha, de 72 anos.

Tampinha, que também foi vereador por Cuiabá, não resistiu a complicações da Covid. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, desde o sábado (15).

Curvo foi um dos primeiros vacinados contra a Covid-19 em Cuiabá, em janeiro do ano passado, e já havia tomado as três doses do imunizante.

Seu irmão, o empresário Joaquim Curvo, conhecido como Quinco, contou que ele contraiu a Covid no Réveillon, no Rio de Janeiro.

Segundo Quinco, a saúde de Tampinha já estava bastante debilitada antes mesmo da Covid. Ele teve diverticulite em setembro passado e passou 45 dias internado. Nesse período, perdeu muito sangue. A maior parte do seu estômago precisou ser retirado. 

Além disso, conforme Quinco, há cinco anos ele também teve um aneurisma. 

O corpo deverá ser traslado para Cuiabá nas próximas horas. Ainda não há informações sobre o velório. 

Carreira política

Tampinha começou sua carreira política em 1986 ao ser nomeado secretário de Saúde de Mato Grosso pelo governador Wilmar Peres de Faria. Permaneceu no cargo até 1987.

Foi eleito vereador de Cuiabá em 1988 e deputado federal em 1990.

Candidatou-se a prefeito da Capital em 1992, sendo derrotado por Dante de Oliveira. Após passar pelo PL, ingressou no PMDB. Neste partido concorreu a deputado federal em 1994 e a deputado estadual em 2002, sem êxito.

Candidatou-se a deputado federal em 2014 pelo PDT, chegando a ser primeiro suplente. Entre 20 de janeiro e 22 de dezembro de 2016, exerceu o mandato de deputado federal, ocupando a vaga de Ezequiel Fonseca.

Durante o governo de Michel Temer, ele foi nomeado assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).