6ª Conferência Municipal irá debater direitos e protagonismo da criança e adolescente

A Política e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente estarão em discussão no próximo dia 26 de maio, quando Sorriso realiza a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento que contará com palestras e grupos de trabalho será realizado no auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi. De acordo com a organização, 200 pessoas são aguardadas para debater políticas sociais inerentes ao público alvo.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Maristela Zanata, a programação inicia às 7h com a realização de inscrição e credenciamento. Pela parte da manhã serão realizadas palestras e à tarde os participantes integrarão grupos de trabalho divididos em cinco eixos temáticos.

No eixo 1 será debatida a promoção dos direitos de crianças e adolescentes; no eixo 2 estará em discussão a proteção e defesa dos direitos; no eixo 3 o protagonismo e participação de crianças e adolescentes; no eixo 4 a pauta será o controle social da efetivação dos direitos, e, finalizando, no eixo 5 estará em debate a gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Maristela ressalta que os trabalhos serão concluídos com a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos. As mesmas (propostas) serão avaliadas e votadas para encaminhamento para a IX Conferência Estadual, programada para os dias 12 a 14 de julho em Cuiabá. Também serão eleitos dois delegados locais para participar da ação estadual, um representante governamental e um da sociedade civil organizada. O evento, realizado em parceria pelo Conselho e a Secretaria de Assistência Social, está previsto para encerrar às 17h.