Alunos e professores da Escola Militar Tiradentes de Sorriso têm palestra com embaixador da Nasa

“Um Professor no Espaço” foi o tema da palestra virtual ministrada para alunos e professores da Escola Militar Tiradentes de Sorriso, na segunda-feira (10.05). Idealizado pela professora de Física do Ensino Médio Adriana Palú, o evento contou com a participação virtual de mais de 150 alunos do ensino médio e fundamental, além de professores e coordenadores Militares.

O palestrante convidado, professor Antônio Márcio Rennó Matos, é formado em Engenheira Mecânica e de Produção pela Unifei e fundador do grupo “ConheCiência”, projeto que lhe possibilitou usufruir do título de Embaixador na NASA. A iniciativa permite aos seus alunos, sob sua orientação e coordenação, ensinarem ciências para jovens de comunidades carente.

Nesse encontro da Escola Tiradentes, ele abordou o tema “Um professor na NASA”, contando sobre a própria experiência quando esteve a serviço da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration), mais conhecida como NASA, nos Estados Unidos da América.

Professor de Inglês e Física na rede Objetivo/Colégio XIX de Março em Itajubá, desde 1986, entre outras unidades escolares, Rennó Matos também foi bolsista na Sellers Exoplanet Environments Collaboration – SEEC/NASA em Houston, em 2020.

Entre outras questões, o professor falou sobre as etapas cumpridas na seleção até a conquista da bolsa, enfatizando a importância dos estudantes se empenharem e acreditarem em seus sonhos. Também contou um pouco sobre a trajetória das principais pesquisas e feitos da NASA em pesquisas para viagens no espaço.

De acordo com a professora Adriana Palú, a idéia da palestra surgiu a partir da curiosidade dos alunos sobre astronomia, manifestada durante as aulas de Física. Ela lembra que em 2019 seus alunos chegaram a participara da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Com as aulas remotas durante a pandemia da Covid-19, diz Adriana, veio a oportunidade de convidar o professor Antônio Márcio, que atualmente reside no município de Itajubá(MG), para relatar suas experiências na NASA.

“Considerando que quem ensina aprende, aprende muito mais, eu acredito que a gente possa, mesmo nesse momento difícil, construir Ciência e ajudar nossos alunos a construir e solidificar os saberes. Nosso objetivo foi alcançado”, completa Adriana Palú.

Além de gostar da palestra, o estudante Kauan Macena, do 3º ano do ensino médio, disse que o professor Antônio Márcio o inspirou com sua história de vida. “É gratificante ver um professor brasileiro tendo a honra de visitar a NASA”, completa.

Na avaliação do diretor da escola, tenente-coronel PM Ilton Botelho da Costa Campos, iniciativas como essa da professora Adriana Palú não só agregam valor ao processo ensino-aprendizagem como estimulam os alunos a estudar. Com isso, enaltece habilidades e valor com disciplina, perseverança e resiliência ao apresentar bons exemplos.