Farmácias Cidadãs de Sorriso não receberam nenhum lote do medicamento que deve ser recolhido do mercado

A Prefeitura de Sorriso emitiu nota, nesta manhã, para comunicar a todos os pacientes sorrisenses que fazem uso da losartana, medicamento usado no tratamento de hipertensão, a popular pressão alta, que não recebeu nenhum medicamento que deve ser recolhido no mercado.

No último dia 22 de outubro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou duas resoluções, de número 2.031 e 2.032, determinando o recolhimento de lotes da losartana. A coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Priscilla Diel Bobrzyk, pontua que Sorriso não recebeu nenhum desses lotes, dessa forma, pacientes que fazem uso da losartana e a retiram nas farmácias cidadãs do Município, podem continuar usando o medicamento normalmente.

“Temos recebido muitas dúvidas, pedidos em relação a isso e queremos deixar claro e alertar nossos pacientes que nas Farmácias Cidadãs não há nenhum lote do medicamento recolhido pela Anvisa; nossos pacientes podem ficar tranquilos e fazer uso da losartana normalmente”, reforça Priscila.

Conforme a própria Anvisa, a medida é preventiva, adotada após novas descobertas sobre as impurezas, descobertas a partir de análises realizadas pelos fabricantes e que identificaram presença de azido que é uma impureza que surge no processo de fabricação. O azido tem potencial mutagênico, ou seja, pode causar alterações capazes de causar danos às células humanas.