BR-163 deverá ser bloqueada por caminhoneiros nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, está programada uma grande manifestação com o bloqueio de tráfego de caminhões na Rodovia BR-163 nas proximidades das cidades de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

O protesto está sendo organizado por transportadores das duas cidades e região e conta com o apoio de lideranças políticas e de produtores rurais.

Os principais motivos que levaram os transportadores a se manifestarem são as baixas tarifas de fretes praticadas na safra atual, que estão em média 25% menores que as do ano de 2014 e os últimos reajustes dos combustíveis em sequência. Para os caminhoneiros, o aumento vem gerando uma grande revolta no setor, pois os transportadores do agronegócio não conseguem repassar os custos para os preços dos fretes.

Os principais itens de reivindicações por parte dos manifestantes são: proibição por parte do Governo Estadual da comercialização de fretes por parte das tradings e agenciadores de cargas, com valores abaixo da Lista de Preços Mínimos de Fretes, instituída pela SEFAZ/MT através da Portaria nº 244/2014; redução da alíquota de ICMS incidente sobre os preços do óleo diesel de 17% para 12% e asanção presidencial sem vetos do Projeto de Lei nº 4246/2012 que regulamenta a profissão de motorista profissional e disciplina sua jornada de trabalho.

Para que não haja confrontos com os manifestantes, a associação orienta  a todos os transportadores que não peguem ordem de carregamentos para as cidades onde ocorrerão as manifestações.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria