Brasil deve atingir novo recorde com exportação de soja

As exportações de soja do Brasil devem atingir um novo recorde em 2018 ao redor de 70 milhões de toneladas, projetou a consultoria INTL FCStone, em nota divulgada nesta sexta-feira, 27. Os embarques de produto brasileiro serão impulsionados pela quebra de safra da Argentina, que deve fazer com que o país exporte volume menor de soja em grão, conforme a consultoria.

“Os embarques brasileiros de soja devem continuar bastante aquecidos nos próximos meses, com volumes bem elevados inclusive no segundo semestre do ano, a exemplo do ocorrido no ano passado, quando foram exportadas mais de 24 milhões de toneladas da oleaginosa no período”, disse a analista de mercado da FCStone Ana Luiza Lodi, na nota.

Outro fator que pode favorecer as exportações brasileiras é se a tarifa de importação de 25% anunciada pela China à soja norte-americana entrar realmente em vigor, segundo a consultoria. Ana Luiza destacou que a procura pela soja brasileira está aquecida, com os prêmios nos portos elevados, apesar de não estarem mais no pico alcançado quando a taxa foi anunciada.

“No período do anúncio, inclusive, no começo de abril, o grão brasileiro perdeu competitividade em relação ao norte-americano, com o fortalecimento dos prêmios domésticos e a queda de preços nos EUA”, afirmou a analista.

A consultoria disse ainda que a soja brasileira de Sorriso (MT), exportada para a China, ainda chegaria R$ 42,00 por tonelada mais cara ao país asiático em comparação ao grão norte-americano com origem em Iowa. Segundo a FCStone, além dos prêmios fortalecidos, os custos de frete também estão altos em meio à grande procura. Nem mesmo a forte valorização recente do dólar conseguiu compensar totalmente esses fatores que deixam a soja brasileira menos competitiva.

Ainda assim, destacou a consultoria, nas duas últimas semanas, as vendas de exportação de soja dos EUA foram mais fracas.Ainda conforme a FCStone, as exportações brasileiras de soja ganharam força na semana encerrada em 20 de abril, quando somaram 3 milhões de toneladas, levando o acumulado de abril a 7,4 milhões de toneladas. Caso a média diária dos primeiros 15 dias úteis do mês seja mantida, as exportações devem superar 10 milhões de toneladas, segundo a consultoria.

A FCStone destacou que os embarques de soja já somam 20,7 milhões de toneladas do início de janeiro até a terceira semana de abril, nível próximo ao alcançado em igual período de 2017, quando as vendas externas totalizavam 21 milhões de toneladas.

Texto: Globo Rural