Casal de idosos perde tudo em incêndio após vazamento de gás e família pede ajuda

A troca mal feita de um gás de cozinha causou um incêndio e a destruição total da casa de Cícero de Freitas, 78, e Neusa Machado de Freitas, 72. Por volta de meio-dia da última terça-feira (1), veio tudo abaixo. O olfato de Cícero, prejudicado desde um derrame que sofreu há cinco anos, o traiu e não deixou que sentisse o cheiro de gás vazando. Quando Neusa foi ligar o fogão, o fogo se alastrou pela casa. Agora, a família pede doações para reconstruir a vida.

O incidente aconteceu na cidade de Juara, na casa onde os dois viviam sozinhos há mais de trinta anos. “Eles conseguiram sair, meu pai pulou a janela e minha mãe saiu correndo pela porta. (…) Mas não deu pra pegar nada. Nem documentos, nem a bolsa dela, nem os óculos. Ficaram só com a roupa do corpo”, conta a comerciante Neusa de Freitas Silva, 50, filha do casal que vive em Cuiabá.

Segundo Neusa, toda a casa veio ao chão, e quando seus pais conseguiram sair foram os vizinhos que ajudaram a apagar o fogo. “Eles vieram com baldes, água de piscina tentar apagar. Porque tinha ainda o perigo de espalhar o fogo para as outras casas”.

Cícero e Neusa são hipertensos, fazem tratamento cardíaco na capital regularmente, e ambos tiveram que ser encaminhados ao hospital. “Eles estavam com a pressão em 18. Foram medicados e depois liberados, mas minha mãe quis voltar lá pra ver os escombros. Ela falou que achava que era um pesadelo, e que iria acordar”, lembra a filha.

Agora, a família se uniu e criou uma “vakinha online” para arrecadar doações (clique AQUI). Além disso, disponibilizaram também a conta corrente para quem preferir. “Estamos centralizando as doações na vakinha, na conta da minha filha Mariana e na minha, justamente para não haver nenhuma dúvida sobre a veracidade”, explica Neusa.

Quem quiser ajudar o casal pode doar qualquer quantia para:

Neusa de Freitas Silva
Banco do Brasil
Agência 3499-1
Conta corrente 48.457-1

A família também pede doações de roupas. O tamanho de Cícero é 40/42 par calças, camisa tamanho M e sapato 39/40. Dona Neusa veste blusa e saia M e sapato 33. Mais informações: (65) 99913-8646.

Atualizada: Por volta da 1h da madrugada desta quarta (2), as cinzas da casa pegaram fogo novamente. Os vizinhos voltaram a tentar apagar as chamas, para evitar que o incêndio se alastrasse pela rua. Segundo a família, apenas um caminhão pipa chegou para ajudar. 

Texto: Olhar Direto