Chuva arrasta veículos, alaga casas e inunda ruas em Cuiabá; vídeo

A chuva intensa que começou por volta das 18h30min de ontem (26) provoca alagamentos em diversos pontos da Grande Cuiabá. Na Capital veículos chegaram a ser arrastados pela enxurrada, na região da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). [Assista ao vídeo na página do Portal Sorriso MT no Facebook AQUI].

O córrego do Barbado, no bairro São Mateus, transbordou. Famílias ficaram ilhadas e o trânsito ficou caótico.

Segundo informações do centro de monitoramento do Centro Integrado de Operação em Segurança Pública (Ciosp), as câmeras do sistema flagraram os veículos sendo arrastados, com ocupantes em seu interior, na região do Shopping Popular, no bairro do Porto. Bombeiros recebem dezenas de chamadas.

Até às 21h de ontem o Corpo de Bombeiros já havia recebido 15 chamados de alagamentos e 6 de quedas de árvores.

Um veículo caiu no Córrego do Gambá, nas imediações da Gráfica Print. Todo efetivo de 5 viaturas foi empregado nos atendimentos, mas muitas acabaram presas nos congestionamentos provocados pelos alagamentos das principais vias da cidade. 

As avenidas Miguel Sutil, avenida Rubens de Mendonça (CPA), Fernando Corrêa, estão entre as mais afetadas pelo transbordamento de córregos e bocas de lobo.  Elevadores de edifícios na região do CPA deixaram de funcionar porque a forte ventania impedia as portas de se fecharem.

Além de moradias localizadas em regiões de risco, na beira dos córregos e próximos do rio Cuiabá, prédios públicos foram alagados, entre eles o Pronto-Socorro de Cuiabá, secretarias de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Gestão (Seges) e Secretaria de Estado e Desenvolvimento (Sedec), localizadas no Centro Político Administrativo. 

Os prejuízos não param por aí e a população se prepare para a suspensão no fornecimento de água, em 70% dos bairros da Capital nas próximas 24 horas. Isto porque a suspensão de energia decorrente do temporal fez com que o sistema de captação de água nos sistemas São Sebastião e Eta Tijucal, responsáveis por maioria do abastecimento da cidade fosse suspenso.

As Defesas Civil municipal e Estadual foram acionadas e continuam monitorando as regiões mais críticas.

A má notícia é que a previsão é que as chuvas se mantenham pelas próximas 48h e nesta quinta-feira (27) a Agência Climatempo prevê chuvas para o dia e a noite, com precipitação de até 49 milímetros.

A umidade relativa do ar deve variar entre 43% e 94%.

Mais imagens

 

Texto: Gazeta Digital com Portal Sorriso MT