Confederação tranquiliza familiares de atletas sorrisenses que estão na Turquia

Mais de 200 pessoas morreram em uma tentativa de golpe militar de Estado conduzida ontem (15), na Turquia, por uma facção das forças armadas. No País está sendo realizado um evento esportivo escolar mundial na cidade Trabzon, os Jogos Mundiais Estudantis/Gymnasíade 2016. Cinco atletas sorrisenses participam da disputa.

Em uma rede social da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o presidente da instituição, Antônio Hora Filho, postou uma mensagem para tranquilizar os familiares dos adolescentes que participam dos jogos.

Leia também: Sorrisense é campeã mundial no salto triplo: ‘estou muito feliz’

Em um complexo localizado em Trabzon, além das sorrisenses Mirieli, Kauane, Fabiele, Nerisnélia e Tainara e do técnico Marcos Vieira, o Marquinhos, há uma delegação com mais de 220 pessoas.

O clima ainda é tenso na Turquia depois que os militares chegaram a realizar movimentos com tanques e helicópteros para tomar o poder. Porém, o presidente da CBDE tranquiliza os familiartes dos atletas e diz que a cidade de Trabzon fica a mais de 1 mil quilômetros de distância de Istambul.

“A segurança é absoluta. Estamos em um complexo onde a equipe está alojada, onde a situação é tranquila”, ressaltou. (Assista ao vídeo na página do Portal Sorriso MT no Facebook AQUI).

Ainda de acordo com Antônio Hora Filho, os aeroportos do país estão fechados. “A CBDE tomou as medidas de segurança e visa a possibilidade de retorno ao Brasil o mais breve possível”.

Conforme o Portal Sorriso MT divulgou, a sorrisense Tainara Abreu, que representa o Brasil na competição, conquistou Jogos Mundiais Estudantis a medalha de bronze na prova dos 100 metros com barreiras.

Procura pela reportagem, a CBDE informou que o evento esportivo segue com programação normal hoje (16) e amanhã (17).

Neste domingo, as atletas sorrisenses Miriele Staili (Salto Triplo), Kauane Piovesan e Fabiele Ferreira (Lançamento de Dardo) e Nerisnélia Santos (Revezamento Medley) participarão da disputa.

Tentativa de golpe

Conforme a Agência Brasil, no final da noite de ontem (15) e na madrugada de hoje (16) milhares de turcos responderam positivamente ao apelo do presidente Tayyip Erdogan para resistir ao golpe e tomaram as ruas de Ancara (capital do país) e de Istambul (principal cidade da Turquia).

Ainda de acordo com a Agência, em consequência, dezenas de soldados que atuaram em favor do golpe abandonaram os tanques nas ruas. Esses tanques foram ocupados por civis que apoiam o presidente Erdogan.

Hoje pela manhã, a agência Anadolu, a principal do país, informou que 1.563 membros das forças armadas foram detidos em todo o país.

De acordo com o Ministério do Interior, 5 generais e 29 coronéis foram afastados das suas funções.

Saiba mais: Mais de 200 morrem em confrontos após tentativa de golpe na Turquia

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT