Cuiabá e outras 19 cidades têm risco de granizo, vendavais e tempestades

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu alerta para a possibilidade de granizo, vendavais e tempestades em Cuiabá e outras 19 cidades de Mato Grosso. O aviso é válido para esta terça-feira (27).
 
Segundo o CPTEC, nestas áreas há possibilidade de pancadas de chuva, que localmente serão de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento, ocasional queda de granizo e pontuais acumulados expressivos de precipitação. As pancadas mais intensas ocorrerão no período da tarde.
 
Para Cuiabá, a previsão nesta terça-feira é de muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. A chance de precipitação é de 80%. A temperatura máxima poderá chegar até os 30ºC. Na quarta-feira (28), o cenário é o mesmo, com a mínima esperada de 22ºC e a máxima de 34ºC.
 
Na segunda-feira (26), os moradores do Bairro Jardim Ubatã, em Cuiabá, sofreram transtornos com a chuva que atingiu a Capital durante a tarde. Carros altos ficavam com as rodas quase encobertas com a altura da água. Nesta região, os moradores contam que já há 15 anos sofrem com alagamentos. No último dia 9, eles fizeram uma manifestação para chamar a atenção da Prefeitura de Cuiabá. A rua inclusive já chegou a ser fechada por causa dos alagamentos.
 
Em outras regiões, ruas também foram alagadas. Na Avenida Dom Orlando Chaves, na região do Cristo Rei em Várzea Grande. Através de imagens é possível ver o grande volume de água que acumulou na via.
 
Confira abaixo as cidades que receberam o alerta:
 
MT – Alto Araguaia
MT – Alto Garças
MT – Alto Taquari
MT – Araguainha
MT – Barão de Melgaço
MT – Cáceres
MT – Chapada dos Guimarães
MT – Cuiabá
MT – Dom Aquino
MT – Itiquira
MT – Jaciara
MT – Juscimeira
MT – Nossa Senhora do Livramento
MT – Pedra Preta
MT – Poconé
MT – Rondonópolis
MT – Santo Antônio do Leverger
MT – São José do Povo
MT – São Pedro da Cipa
MT – Várzea Grande

Texto: Wesley Santiago/Olhar Direto