Empaer apresenta plano de trabalho e equipe técnica para atuação em Sorriso

Foi apresentado nesta manhã (14), no saguão do Paço Municipal, o plano de trabalho para atuação da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) no município. Na oportunidade, também foram apresentados os três técnicos da Empresa que irão atuar em conjunto com a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em Sorriso.

Ao acompanhar a apresentação do plano de trabalho e da equipe, a produtora rural, Rita de Cássia Pinto Hachiya, destacou que o apoio técnico é essencial. “Acredito que todos os benefícios que recebemos, vem para somar. Nesse sentido, recebemos apoio integral da Prefeitura e do CAT (Clube Amigos da Terra)”, conta Rita.

 

Conforme a agricultora, a consultoria técnica levou a implantação de melhorias na qualidade e produtividade em sua propriedade. Rita possuiu 19 animais leiteiros, dos quais, seis estão em fase de lactação. O que possibilita a produção semanal média de 150 queijos, comercializados no mercado local e também entregues para o programa de merenda escolar.

 

Durante o evento desta manhã, o prefeito Ari Lafin pontuou que “toda nossa equipe está trabalhando unida para garantir que o pequeno produtor tenha um espaço cada vez maior na economia sorrisense. Atuando em conjunto com a Empaer, temos certeza que iremos agregar mais conhecimentos técnicos ao setor”, disse. “Nossa meta é gerar autossuficiência na produção de alimentos, e, consequentemente, mais excedentes comerciais para o produtor rural”, acrescentou o prefeito.

 

Termo de cooperação

 

O termo de cooperação técnica que garante a manutenção das atividades da  Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), por mais três anos no município, foi assinado pelo prefeito Ari Lafin e o diretor presidente da Empaer, Layr Mota da Silva, no último dia 07, em Cuiabá.

 

No momento da assinatura, o diretor presidente da Empaer, Layr Silva, disse que “Sorriso está no caminho certo ao investir no desenvolvimento da agricultura familiar. Hoje, 70% do alimento que consumimos no dia a dia, tem origem na agricultura familiar”, comentou.

 

Silva também destacou que a Empaer “está de portas abertas para as necessidades do município” e parabenizou o prefeito pelo empenho “por tentar fazer da Capital do Agronegócio também a Capital da Agricultura Familiar”.

 

O convênio passou a valer desde o dia 07 de agosto, e como contrapartida, a Prefeitura Municipal deverá dar apoio para que a Empresa mantenha as atividades no município, bem como disponibilizar um veículo para a realização das visitas técnicas às comunidades rurais, além de um servidor para auxiliar na parte administrativa.

Texto: Redação Portal Sorriso MT, com assessoria