Evento abordará tendências mundiais na produção de soja e milho em Sorriso
O 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos que será realizado amanhã (5), das 7h às 15h, em Sorriso, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Instituto Mato-grossense do Algodão, o IMA.
Segundo o prefeito, Ari Lafin, o encontro integra o calendário de eventos do mês de maio. O presidente do CAT, Darci Ferrarin, lembrou que esta é a quarta edição do evento e “que as anteriores foram sucesso”.
Ferrarin pontuou ainda que “teremos quatro palestrantes conceituados da Embrapa com demonstrações in loco de cada sistema produtivo”.
A principal palestra, com tema “Tendências do agronegócio mundial e brasileiro com foco em soja e milho”, será ministrada pelo engenheiro agrônomo e técnico em agropecuária, Vlamir Brandalizze que também é especialista em Mercados Agrícolas, consultor de mercados agrícolas e atua nos setores de soja, milho, arroz, trigo, feijão e agroenergia, há 30 anos.
Brandalizze é consultor de jornais como Folha de São Paulo, já trabalhou na Agência O Globo na área Agro Econômica por 10 anos. Consultor do Canal Rural e autor de vários estudos de viabilidade econômica do setor agropecuária no Sul e Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.
Além da palestra principal e de uma apresentação institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar-MT, o evento também vai contar com uma vitrine tecnológica divida em 5 estações.
O manejo de solo será o tema abordado na primeira estação. A segunda vai abordar os sistemas integrados de produção.
Na terceira estação o assunto é a informática no campo trazendo para o público as tecnologias disponíveis e aplicáveis na produção agrícola.
O manejo de doenças e nematoides, preocupação constante dos agricultores, será o assunto da quarta estação. E o quinto espaço vai abordar a microbiologia do solo.
Realização
O 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos é realizado pelo Clube Amigos da Terra (o CAT Sorriso) em cooparceria com o Sindicato Rural de Sorriso e a Prefeitura Municipal.
A parceria técnica é da Embrapa-MT e do IMA, o Instituto Mato-grossense do Algodão. O apoio é da RTRS, WWF-Brasil e do Cidesa, o Consórcio de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires.
Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).
Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria