Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Governo apresenta novo diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, cel PM Clarindo Alves de Castro, informa que Antônio Pereira Lima será o novo diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum. Ele será apresentado tão logo a delegada responsável pelo caso, Angelina de Andrade Ferreira Ticianel, termine o flagrante.
Antônio Pereira Lima é servidor concursado do Estado de Mato Grosso e atua no Sistema Penitenciário (Sispen-MT) há mais de 11 anos. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), tem em seu currículo curso de Operações Especiais Penitenciários.
O secretário adjunto está em Nova Mutum desde a madrugada desta quinta-feira (05.01) para comandar a recaptura dos 26 recuperandos que fugiram da Cadeia Pública do município. Segundo determinação do Governo Estadual, todas as forças de segurança (Polícia Militar, agentes penitenciários, integrantes do Serviço de Operações Especiais e outros) estão trabalhando em conjunto.
O diretor e os dois agentes penitenciários que estavam de plantão durante a madrugada responderão por facilitação qualificada de fuga, sob sua custódia, e peculato culposo pela subtração de armamento da cadeia.
Os três foram transferidos para a Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger, unidade que recebe servidores acusados de irregularidades.
A delegada Angelina declarou que os três servidores da Sejudh-MT lotados naquela unidade teriam sido negligentes quanto a guarda dos recuperandos. “Duas mulheres, uma delas namorada do suposto autor do plano, foram até a cadeia com bebidas alcoólicas, e lá conseguiram, de uma forma que não foi esclarecida ainda, fazer com que eles bebessem o líquido; após serem dopados conseguiram abrir a grade central de acesso as celas internas”, informou a delegada.
Texto: Redação Portal Sorriso MT