MT tem 2º maior índice de acidentes aéreos do Brasil

Com 20 acidentes envolvendo aeronaves, Mato Grosso é a segunda unidade federativa do país com mais registros de ocorrências do tipo em 2021, perdendo somente para São Paulo onde foram notificados 27 acidentes. O Estado também figura entre os 5 com mais incidentes graves com aviões, ocupando a terceira colocação no ranking nacional.

Do total de acidentes notificados em Mato Grosso, 4 foram classificados como fatais, que é quando todos os passageiros a bordo morrem na tragédia. Dados constam no Painel do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).

A plataforma traz um balanço de ocorrências aéreas registradas nos últimos 10 anos e mostra que, neste período, Mato Grosso também foi o segundo no número total de acidentes no Brasil, com 171 notificações. Na primeira colocação está São Paulo com 389 acidentes. No histórico do Estado ainda é possível ver que, em se tratando de acidentes com avião, 2021 só perde para o ano de 2013, quando foram registradas 24 notificações do tipo.

Dentre os fatores que motivaram os 20 acidentes, a falha no motor durante o voo é a que mais se destaca com 6 registros, seguido por perda de controle em solo (2) ou ainda colisão com obstáculo durante decolagem ou pouso (2). Nestas ocorrências, 3 aeronaves ficaram totalmente destruídas, 15 tiveram danos substanciais, uma dano leve e uma outra não apresentou qualquer dano.