Ibama é acionado para fiscalizar suposto desmatamento em Sorriso

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se deslocoram à fazenda Vígolo, situada aos fundos do bairro São Domingos, em Sorriso, para investigar uma denúncia de desmatamento.

A denúncia era de que supostamente máquinas faziam o desmatamento da área.

Sobre o funcionamento de um trator esteira, o engenheiro agrônomo Alencar Cella, responsável pela área, informou que a máquina está sendo usada na retirada de entulhos.

“Em função das invasões tinham sobrado entulhos e para as patrolas e o maquinário trabalharem para o loteamento a esteira fará a limpeza do material”.

Ainda segundo o agrônomo, a área já obteve liberação da Prefeitura para ser loteada e está devidamente licenciada.

Questionado sobre a presença do Ibama no local, o agrônomo disse que é normal a visita quando há denúncia.

“Como aqui é uma área de conflito que houve já cinco reintegrações de posse, há um denuncismo reiterado. Na época quando houve a primeira invasão houve todo o desmate e queima. O próprio proprietário requisitou os órgãos ambientais para constatar e agora tardio eles estão aqui. Para o proprietário é importante, pois [o Ibama] é um órgão federal para constatar a situação atual. E tudo será juntado à documentação do processo de reintegração, como os projetos do loteamento, a autorização ambiental para efetivação do loteamento e acredito que se resolva”.

Segundo o Ibama, a responsabilidade de fiscalização da área é da Prefeitura. Mas, ainda assim, os fiscais do Instituto foram ao local apurar o caso.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT – com informações de Bruno Bortolozo e Rafael Sousa