Representantes do Assentamento Jonas Pinheiro recebem visita do secretário fundiário da presidência

O secretário de assuntos fundiários da presidência, Luiz Antônio Nabhan Garcia, esteve em sorriso para um encontro com representantes do município para discutir os embargos e problemas judiciários relacionados ao Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

A ação, que perdura há mais de 20 anos, tem gerado instabilidade e preocupação para os assentados daquela região. A terra, com 11 mil mil hectares, é ocupada por 447 famílias que sobrevivem da rede da agricultura municipal.

De acordo com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a luta é de todos para que os assentados recebam os seus títulos definitivos, e vivam com mais dignidade.  “Essa era uma pauta que estava programada para ser discutida em Brasília; mas, pelo respeito que o governo tem por Sorriso o secretário de Assuntos Fundiários veio até aqui, ao encontro do problema e discutiu com a sociedade local todos os pontos. Aliás, nos últimos dias tivemos a visita tanto da ministra Teresa Cristina quanto do ministro Onix Lorenzoni, o que demonstra uma grande valorização da nossa região”, frisou.  

Para o secretário de assuntos fundiários da presidência, a situação do Jonas Pinheiro demanda uma certa urgência. “Onde há regularização fundiária há segurança jurídica e onde há segurança jurídica há segurança econômica e social”, pontuou o secretário. “Especificamente em relação ao Jonas Pinheiro e ao Alto Celeste o Ari e o Giacomelli têm nos cobrado essa pauta; faremos tudo o que for possível dentro da legalidade e do alcance federal. Há situações específicas que cabem ao Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso), por exemplo”, explicou Luiz Garcia.

Para Garcia, a soma de forças dos três poderes, dentro da legalidade, é o caminho correto para alcançar o tão sonhado objetivo. 

Confira hoje a reportagem completa no BalançoGeral, programa da TVSorriso.