Magistrados e assessores de Sorriso fazem treinamento

Magistrados e assessores de gabinete que atuam na Comarca de Sorriso estão participando de capacitação para utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que será instalado na Comarca no dia 19 de abril.

A capacitação, que está acontecendo na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, é voltada para o público interno da comarca.

O curso, realizado entre os dias 11 e 15 de abril, foi dividido em turmas para facilitar o aprendizado de todos.  Quem está fazendo o curso aprovou a iniciativa. “Acho muito importante este treinamento, porque é o momento de tirarmos as dúvidas. No começo estava achando um pouco difícil, mas com a prática estas dificuldades vão desaparecer. É uma ferramenta que vai facilitar muito o nosso trabalho, principalmente com relação à celeridade. Considero o PJe uma plataforma revolucionária”, afirma a assessora de gabinete Paula Cristina Balestrin.

Para a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correa, da 6ª Vara da Comarca de Sorriso, o treinamento tem sido bastante fácil, já que na vara onde ela atua a ferramenta é utilizada na classe de mandado de segurança. “O que nós utilizamos é bem parecido com a plataforma do processo civil, da área comum. Estou achando o treinamento excelente, o curso é bastante didático e o instrutor competente”.

 

A magistrada diz que o processo eletrônico vai ajudar na rotina da secretaria, já que não será mais necessário encartar o processo. “Do escritório do advogado o processo vai direto para o gabinete do magistrado, isso vai economizar tempo. Acredito que a dificuldade que teremos será nos gabinetes, em razão da conexão de internet, que oscila muito. Tem que haver investimento por parte das concessionárias para melhorar a internet no interior”.

 

Conforme o instrutor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rosivaldo Rodrigues, o treinamento está ocorrendo com tranquilidade. “Como alguns já usam o PJe, não estão tendo dificuldades em manusear a ferramenta, que em si é bastante simples. Todas as varas de Sorriso, com exceção das criminais, contarão com esta plataforma a partir do dia 19 de abril”.

 

Nos dias 13 e 14 de abril, das 8 às 18 horas, o treinamento será para os servidores das secretarias da comarca. A capacitação também acontece na Escola dos Servidores. Já para o público externo, o curso será ofertado na própria comarca. No dia 15 de abril, das 9 às 12h será voltado para os advogados e das 14 às 18h para defensores, promotores e procuradores.

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso já implantou o Processo Judicial Eletrônico em 44 órgãos julgadores do 1º Grau, entre Varas Judiciais e Juizados Especiais.

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso MT com assessoria