Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Mutirão de consultas oftalmológicas é lançado em Sorriso
A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, lançou, neste mês de junho, o Mutirão de Consultas Oftalmológicas. Serão realizadas, nesta primeira fase, cerca de 300 consultas. A ação tem como objetivo reduzir a fila de espera, que passa de 4500 pessoas aguardando para consultar com oftalmologista.
“Temos uma demanda muito grande de consultas com oftalmologista. São pessoas esperando há mais de dois anos, sofrendo sem conseguir enxergar direito. Então, nós apresentamos essa demanda ao prefeito, Ari Lafin, que determinou que encontrássemos uma saída para amenizarmos essa situação. Através do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, a prefeitura adquiriu esses serviços médico e vamos realizar todo mês uma quantia 300 consultas para amenizar a situação das pessoas que estão sofrendo por não enxergar direito”, explicou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.
Sorriso tem atualmente três médicos oftalmologistas que atendem diariamente no Ambulatório Multiprofissional Especializado.
“Nós temos nossos médicos que são contratados pela prefeitura e realiza uma média de 360 consultas por mês, mas nossa demanda reprimida é grande. Por isso, a contratação extras desses serviços vão agilizar o atendimento de que espera há tanto tempo”, explicou.
Além do Mutirão de Consultas Oftalmológicas, a Prefeitura de Sorriso já realizou 1300 cirurgias de cataratas e pterígio.
A previsão é realizar 1500 cirurgias de olhos até o final de 2019. Nos últimos dois anos foram realizados outros mutirões, como de ressonância e tomografia, de cirurgias de amígdalas, adenóide e tímpano, de endoscopia, de cirurgia de útero, todos custeados com recursos próprio do município.
Texto: Redação Portal Sorriso com Decom