“Não me vejo sem terapia. Faço há muitos anos”, diz Gabriela Duarte

O timbre de voz de Gabriela Duarte é calmo e sereno. No silêncio do Jardim Botânico carioca, no entanto, suas frases ecoam e a atriz de 41 anos se mostra firme: “Só sou feliz no equilíbrio. Não me vejo sem terapia. Faço há muitos anos. As sessões me ajudam a ponderar as questões do cotidiano”. O tom de sua fala continua leve, mas as palavras são sinceras e fortes: “Muito trabalho me estressa, muito ócio me estressa. Preciso ter uma medida. A vida inteira eu trabalhei por essa medida”, conta.

Casada com o fotógrafo Jairo Goldflus, de 47 anos, com quem tem Manuela, de 8, e Frederico, de 3, Gabriela atualmente fica quatro dias da semana no Rio, longe da família que mora em São Paulo – ela está na cidade em cartaz com a peça Através de Um Espelho. Mas a paulista afirma conseguir se organizar. “Passo o máximo de tempo com eles. E também tenho alguns espiões lá”, brinca. “É a divisão da vida do ator. Toda vez que posso, trago minha família comigo. Ou então a levo para uma cidade perto”, diz, sempre gesticulando com delicadeza.

A atriz se encontrou com a equipe de QUEM no parque carioca, local que ela frequenta para relaxar e “colocar as ideias em dia”. “Adoro esse canto da cidade.”