Ônibus usado como escritório e biblioteca de Ong é incendiado

Vândalos destruíram a carcaça de um ônibus usada como escritório e biblioteca da ONG “Leite de Pedras” e estava parado desde janeiro em um terreno que serve de estacionamento na região do Estádio Dutrinha, em Cuiabá.

Segundo o diretor artístico da ong, Júlio Carcará, por volta e por volta das 5h da manhã desta sexta-feira (18) funcionários de um lava jato viram as chamas altas e tentaram apagar, mas sem sucesso. No local também estava instalada a lona do circo do grupo, que não foi atingida.

Além do dano material da carcaça, que com a reforma e melhorias gira em torno de R$10 mil, o grupo sofre com o prejuízo social. O grupo é a única escola de circo de Mato Grosso e atua há 17 anos, sempre no bairro Lixeira, em janeiro deste ano foi prometido, pela Prefeitura de Cuiabá uma a nova sede na região do Porto.

Apesar do transtorno o diretor afirma que pretende ficar no local, mas pede apoio do poder público e segurança para o local. “Ali era ocupado irregularmente por auto-escolas, flanelinhas e usuáriso de drogas, chegamos e provocamos descontentamentos. Mas precisamos ocupar este espaço e dar um fim social para ele”, avalia.

Segundo ele não há como apontar suspeitos e nem mesmo afirmar que foi um incêndio criminoso, porém fez registrou Boletim de Ocorrências para que as autoridades apurem os fatos.

Agora a ong espera que a promessa de cercar e providenciar a iluminação do terreno feita pela prefeitura seja cumprida. “Isso daria mais segurança não só para a ong mas para as pessoas que visitam ali”, defende.

Na quarta-feira (16) aconteceu no local uma gravação da série ‘O Pantanal e Outros Bichos’, do cineasta Amauri Tangará. “Eles utilizaram o circo, instalamos para a gravação e hoje o ônibus amanheceu queimado. Ainda bem que não fizeram nada com a lona”.

Texto: GD