Operação ‘Abafa Amazônia’ detecta aumento do desmate em 300%

A operação “Abafa Amazônia”, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no último dia 19, com foco nos municípios de Sorriso, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia, foi finalizada nesta quarta-feira (28).

Segundo levantamento divulgado hoje em Sorriso, houve redução do uso do fogo sozinho e uso do fogo e desmate. Porém, o desmate registrou um acréscimo de mais de 300%.

De acordo com o primeiro sargento de polícia ambiental Paulo Cesar Dias Guimarães, na operação 2019 a polícia deu segurança aos envolvidos visando coibir as ações de infratores que causaram danos ao meio ambiente, sobretudo queimadas e desmatamento. Segundo ele, ocorreram dois encaminhamentos. Objetivo principal desmatamento e queimadas

O investigador da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Luciano Padilha, disse que a equipe proporcionou segurança às equipes nas inserções em fazendas e nas situações de flagrante em que pessoas foram conduzidas à delegacia.

O analista de meio ambiente da Secretaria de Meio Ambiente Regional de Sinop, Jackson Monteiro de Medeiros, informou que a Sema cobra a responsabilização dos ilícitos ambientais, como o foco no período proibitivo e desmates sem autorização. Com as denúncias apuradas, a Sema cobra por meio dos autos de infração e gera processos de crimes ambiental e administrativos para responsabilizar os criminosos ambientais.

Medeiros informou que o período proibitivo pode ser estendido ao depender do ciclo de chuvas. Já o perito oficial criminal Luís Gustavo Marini Cozan, da Politec, destacou que a Perícia Oficial e Identificação Técnica teve como principal função na operação a emissão do laudo pericial.

“Quando vamos ao local, fazemos levantamento de toda a área, de onde pode ter iniciado o foco e a origem do incêndio, e qual pode ter sido a causa e impactos causados ao meio ambiente e à sociedade. A Delegacia Especializada de Meio Ambiente encaminha os requisitos que auxiliam na investigação criminal e nós fazemos o laudo para codificar a área degradada”, informou.

Saiba mais:

Operação ‘Abafa Amazônia’, que visa combater crimes ambientais, é lançada em Sorriso

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso