Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Presos tiram selfies dentro de presídio em Mato Grosso
Fotos que circulam por aplicativos de conversa e redes sociais mostram detentos do Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis, com celulares e tirando selfies em dias de visita dentro da unidade prisional.
Em uma das imagens, uma criança aparece fazendo o símbolo do Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções do país.
As imagens, que foram encaminhadas com exclusividade ao Olhar Direto, mostram criminosos tirando selfies dentro da cadeia no dia de visita. Ao fundo, é possível perceber que outros detentos também estão com smartphone, alguns até utilizam fones de ouvido e carregadores na unidade.
Em uma das fotos, uma criança aparece fazendo o símbolo do Comando Vermelho (CV), uma das maiores facções do país. A denúncia ainda aponta que os criminosos preferem seguir para o Presídio da Mata Grande por conta da vigilância mais ‘branda’ do que outras unidades prisionais da região.
Também foi citada uma espécie de ‘Central do Crime’. Isso porque os presos que ficam com os smartphones ‘investigam’ a vida de potenciais vítimas e depois coordenam crimes com outros bandidos que estão soltos.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), responsável pelo Sistema Penitenciário estadual, informa que os presos que aparecem em imagens divulgadas em redes sociais, feitas em dia de visitas da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, foram identificados e retirados da cela onde estavam.
Acrescenta ainda que “o local onde os presos estavam anteriormente foi vistoriado e celulares encontrados, apreendidos. Um procedimento disciplinar foi aberto contra os dois detentos”.
Mais imagens
Texto: Olhar Direto