Sorriso: aulas do Ceja podem ser realizadas a distância (EaD) a partir de 2018

As aulas para quem estuda no Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja) podem migrar para o Ensino a Distância (EAD) a partir de 2018. A informação foi repassada pela diretoria da Escola Arão Gomes Bezerra, onde as aulas do Ceja são ministradas presencialmente em Sorriso.

Uma assembleia foi realizada entre diretoria, professores e alunos para tentar reverter a medida que pode ser adotada pelo Governo (com o intuito de diminuir custos).

Um representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também participou da assembleia realizada em Sorriso, mas preferiu não se manifestar até que a migração da modalidade de ensino seja, de fato, oficializada pelo Estado.

Uma votação informal foi feita na assembleia e todos os alunos responderam que são contra o ensino a distância. Segundo a diretoria do Ceja, o ensino a distância ministrado para pessoas que estão em fase de alfabetização se torna mais difícil.

Procurada pelo Portal Sorriso, a Seduc disse que não existe a possibilidade de tornar as aulas do Ensino de Jovens e Adultos somente em EaD, mas, sim, que passará a ser ofertada todas as modalidades.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) esclarece que:

1 – Está concluindo os estudos e a última revisão das Portarias e Organizações Pedagógicas, que institui as diretrizes sobre a oferta de EJA, bem com a Política Estadual de Educação de Jovens e Adultos, em conjunto com diversos segmentos, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Conselho Estadual de Educação (CEE-MT) e SESI.

2 – Após a conclusão do processo, a Secretaria irá publicar Portaria e Normativa, com base na Legislação Federal e do CEE-MT que versam sobre a Educação de EJA;

3 – Ressalta-se ainda que a Seduc está tomando todas as providências para atender às necessidades do público de Educação de Jovens e Adultos, e que ofertará todas as modalidades para, assim, acolher os estudantes, a partir dos seus sonhos e possibilidades.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Redação Portal Sorriso com Cidade Alerta (TV Sorriso)