Sorriso: cartório eleitoral amplia horário de atendimento para cadastro biométrico

A Justiça Eleitoral realiza em Sorriso a revisão do eleitorado com cadastro biométrico, cujo comparecimento é obrigatório. Dos 55,4 mil eleitores cadastrados no município, 35,9 mil ainda não atenderam à convocação. Para ampliar o número de atendimento diário, o cartório eleitoral teve o seu horário de funcionamento ampliado a partir de hoje (4), de 7h30min às 13h30 para 7h30 às 17h.

Em Sorriso o atendimento acontece na sede do cartório da 43ª Zona Eleitoral, situada na Rua Canoas, n. 583, Centro-Norte. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em dias úteis.

Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente: documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei), e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento) é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

A revisão do eleitorado com coleta biométrica está acontecendo em 26 municípios de Mato Grosso. Em todos eles, o procedimento será finalizado no dia 29 de março.

O eleitor desses municípios que não fizer o cadastramento biométrico terá o terá o título cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é necessário para o exercício de vários direitos civis, entre eles: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias.

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Texto: Redação Portal Sorriso com assessoria