Sorriso: curso gratuito para indústrias ensina a reduzir custos com energia elétrica

Reduzir o custo com a energia elétrica. Este é o objetivo do curso que será ofertado gratuitamente em Sorriso amanhã (20/09), às 13h30min, na Câmara Municipal.

Direcionada exclusivamente aos empresários industriais, a capacitação é uma iniciativa da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Base Florestal de Sorriso (Simas-MT).

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Dias, os aumentos médios superiores a 50% no Brasil, iniciados em 2015, oneram significativamente os custos de produção da indústria. “O impacto na competividade é direto, agravado pelo cenário de redução da atividade econômica. Isso tudo força o empresário a otimizar seus custos, incluindo a conta de energia elétrica”, disse.

Durante as quatro horas de capacitação, o consultor da CNI apresentará aos industriais diversas alternativas para reduzirem o custo com o insumo, como a revisão de condições de enquadramento tarifário, ajustes em quantidade de demanda contratada, geração no horário de ponta e ações de eficiência energética. Também serão discutidas a microgeração distribuída por meio da utilização de energia solar fotovoltaica e a compra de energia no mercado livre, dentre outras possiblidades.

“Apenas como referência, a adoção de medidas de eficiência energética associadas à migração para o mercado livre podem reduzir a conta de energia das indústrias em até 30%. O objetivo do curso é apresentar um resumo da situação que hoje vivemos em termos de realidade tarifária, comentar sobre perspectivas para o futuro e apresentar as alternativas existentes, incluindo exercícios práticos para que se entenda como é calculada a conta de energia e todos os seus componentes”, ressaltou Dias.

O curso é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Com vagas limitadas, as inscrições devem ser realizadas pelo formulário online. Mais informações pelo e-mail pda.ueda@fiemt.com.br ou pelos telefones: (66) 9 9952-8376/ (65) 3611-1666.

Palestrante

Fábio Dias é engenheiro eletricista graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diretor da Vario Engenharia, Consultoria e Projetos, Dias já ocupou cargos como diretor-executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE) e diretor técnico da Energética-Tech Consultoria.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria