Sorriso e mais 14 cidades de MT estão na lista do consórcio para compra de vacina

Dos 141 municípios mato-grossenses, apenas 15 estão na lista do consórcio Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de vacinas. O grupo reúne prefeitos de todo o Brasil para a aquisição das doses e imunizar a população. Ao todo, houve 1.703 escrituras para a compra conjunta.

De Mato Grosso integram a lista Alto Araguaia, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Cuiabá, Diamantino, Nortelândia, Nova Lacerda, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sapezal e Sorriso.

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo (PSD), informou que não pode participar da reunião com os gestores durante a semana, mas já colocou a cidade como uma das que tem intenção de adquirir a vacina.

“Ainda faremos o levantamento de quantas doses, como será feito. Por enquanto colocamos a cidade na lista das que querem comprar o imunizante. Vamos economizar, cortar de outros setores e buscar formar de conseguir o dinheiro para a compra”, informou o prefeito.

O prazo de inscrição para participar do grupo foi encerrado na sexta-feira (5) e 22 das 26 capitais do país se inscreveram. A reunião dos nomes para o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) começou a ser feita no dia 1 de março.

Agora os municípios precisam encaminhar às suas Câmaras de Vereadores os projetos de Lei que permitam a aquisição dos produtos. Depois, o documento é direcionado à FNP. Isso deve ocorrer até o dia 19 e em 22 de março será divulgada a lista com a relação das prefeituras aprovadas e, efetivamente, tentar negociar as vacinas.

Ainda não há especificação de quais vacinas serão compradas. Elas também não serão adquiridas imediatamente, mas são um plano de segurança caso o Plano Nacional de Imunização (PNI) não dê conta de toda a população.

Texto: Jessica Bachega/Gazeta Digital (GD)