Sorriso: forças de segurança deflagram operação de combate a crimes ambientais

Uma operação integrada de combate a crimes ambientais em Sorriso foi deflagrada pelas Secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública – Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Polícia Militar (PM).

Trata-se da 4ª edição da “Operação Abafa Amazônia”, que foi apresentada, nesta terça-feira, na Base Aérea de Combate a Incêndio Florestal da Amazônia, no Aeroporto de Sorriso. O secretário-executivo do Comitê Estadual de gestão do Foco da Sema, o coronel BM Paulo André da Silva Barroso, informou que a operação foi deflagrada pela primeira vez em 2016.

“Já foram três edições da Operação Abafa, sendo uma 2016 e duas em 2017. Nesse ano chegamos à quarta edição com o objetivo de combater os crimes ambientais relacionados com degradação florestal (fiscalização de queimadas irregulares e incêndios florestais) e desmatamento”, frisou.

O major BM Marco Aurélio Ares da Silva, segundo piloto, disse que o intuito é combater incêndios na região e, principalmente, preservar o bioma da Amazônia. “A aeronave participa das ações de respostas em apoio ao combate terrestres e nos monitoramentos para levantamentos de possíveis áreas com desmatamento e incêndios”, explicou.

As pessoas que praticarem crimes ambientais estão na mira das forças de segurança. Conforme o major PM Jucemar Inácio de Moraes, houve reforço do policiamento ostensivo para a preservação da ordem pública. “Apoiaremos os fiscais da Sema, da Politec e os bombeiros para darmos suporte para fiscalização e prisão de quem for encontrado em flagrante delito”.

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso – com informações da TV Sorriso/Record TV