Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Sorriso: Hospital 13 de Maio é inaugurado e visa atender 17 cidades da região
O Hospital 13 de Maio foi inaugurado, ontem à noite, no pátio da unidade, e será aberto para atendimento ao público na próxima segunda-feira (10). A solenidade contou com a participação de autoridades locais.
A unidade médica particular, localizada na avenida Brasil, no bairro Vila Romana, em Sorriso, visa atender 17 cidades da regão, contemplando 635 mil habitantes.
A área construída tem aproximadamente 8.000m² que foi dividida estrategicamente. Em função de ser um grande complexo hospitalar, a unidade será inaugurada em etapas.
Nesta primeira fase, o Hospital 13 de Maio vai atender com 30 leitos de internação, divididos entre apartamentos e enfermarias; com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto; 20 leitos para atender e medicar 20 pacientes simultaneamente no Pronto Atendimento e mais 14 consultórios que irão concentrar cerca de 40 médicos especialistas.
A instituição conta ainda com Centro Cirúrgico e Obstétrico. Neste setor estão concentradas 4 salas cirúrgicas construídas para atender pequenas, médias e grandes cirurgias. O Centro de Diagnóstico por Imagem também chama atenção pela tecnologia investida em equipamentos. No espaço serão oferecidos exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-X digital, ultrassom, endoscopia, colonoscopia, exames cardiológicos, entre outros.
O Laboratório de Análises Clínicas conta com 6 salas de coleta, sendo uma infantil e outra ginecológica, equipamentos modernos e equipe preparada para realizar os mais diversos tipos de exames.
Com corpo clínico aberto, o Hospital 13 de Maio já conta com mais de 40 especialistas de 26 especialidades médicas. São elas: Anestesiologia; Cardiologia Clínica; Cardiologia Intervencionista; Cirurgia Bariátrica; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica; Cirurgia Vascular; Clínica Geral; Dermatologia; Endocrinologia; Fisioterapia; Gastroenterologia; Ginecologia e Obstetrícia; Hepatologia; Infectologia; Medicina Intensiva Adulta; Medicina Intensiva Neonatal; Medicina do Trabalho; Nefrologia; Otorrinolaringologia; Ortopedia; Oftalmologia; Pediatria; Radiologia; Reumatologia e Urologia.
Em breve, já no próximo ano, na segunda etapa, serão oferecidos exames e procedimentos nas áreas de Hemodinâmica, que inclui tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros, e ainda mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
Para o presidente do Conselho de Administração, Sadi José Beledelli, inaugurar uma instituição deste porte é a realização de um sonho, não só dos sócios do Hospital, mas sim dos moradores de Sorriso e região. “Desde o início o nosso objetivo foi criar um espaço onde pudéssemos ter acesso a um atendimento de saúde de qualidade e que atendesse a demanda da nossa região, sem precisar sair daqui em busca de serviços médicos hospitalares”.
Conforme o diretor-executivo, Silvio Luis Eidt Jr., apesar de recém inaugurado, a unidade já pode ser considerada uma referência para Mato Grosso. “Tudo o que o paciente encontra aqui na unidade, ele vai encontrar em grandes hospitais do Brasil. Alguns serviços, como Centro Cirúrgico onde há um controle rigoroso dos fluxos e do sistema de ar condicionado, que possibilita uma cirurgia extremamente segura no que diz respeito a infecções. Além de termos a melhor hotelaria hospitalar do Estado. Todos os detalhes, tanto estruturais, quanto equipamentos, nós pensamos em cada detalhe”.
O médico, Dr. Idemar dos Santos, comemorou a conquista e reforçou a importância da união de todos para a construção do Hospital 13 de Maio. “Foram muitas reuniões, debates, e todas as decisões que tomamos foram pensadas sempre em oferecer ao paciente serviços de excelência. Como médico, me sinto orgulhoso em poder atender o paciente no meu consultório, fazer exames de imagens, laboratório, realizar procedimentos cirúrgicos e acompanhar a recuperação dele em um único lugar, e este é o Hospital 13 de Maio”, conclui.
Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).
Mais imagens
Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria