Sorriso: Hospital Regional lança campanha para conscientizar a importância de lavar as mãos

Foi lançada no Hospital Regional de Sorriso a campanha “Mãos Limpas Salvam Vidas”. Durante este ano os pacientes, além dos funcionários e visitantes entenderão melhor como é fundamental a higienização das mãos para matar alguns vírus, como o da gripe.

Três colaboradores da unidade hospitalar se fantasiaram de bactéria, que tem o nome de Lupito, de álcool em gel, com o nome de Alcoolina e uma mãozinha, que ainda não foi batizada.

A enfermeira infectologista, Letícia Surdi, explica que eles abordam as pessoas que estão na unidade, orientam e dão explicações de como se proteger através da higienização.

“Pensamos em fazer um trabalho diferente esse ano, porque nos outros vínhamos com uma frase pronta, explicando a importância. Esse ano quisemos uma coparticipação das pessoas que estavam aqui dentro. Não adianta só a gente frisar com o colaborador, sabendo que os acompanhantes também fazem parte do tratamento com os pacientes. Então foi  visando essa ideia, do que eles sabem sobre a higienização das mãos, da importância.”

Mas não para por aí. A campanha visa ainda escolher um nome para a mãozinha.

“A campanha terá duas etapas. A primeira é a conscientização de todo mundo, das equipes, dos visitantes e a segunda etapa, junto com essas frases que eles vão nos passar, a gente vai escolher a melhor e será a frase da campanha de 2018. Temos como personagens a Alcoolina e o Lupito. Agora a mãozinha faz parte da equipe, mas ainda ela não tem nome. Na segunda etapa as equipes irão sugerir nomes para a mãozinha.”

Para quem tem dúvida, a enfermeira do HRS deu detalhes da importância de higienizar as mãos e como fazer.

“A lavagem das mãos quebra um ciclo de transmissão. A lavagem das mãos pode ser tanto por água e sabão, quanto por álcool. A diferença é o momento em que você vai usar. Quando há secreção, sujeira, sempre usamos água e sabão. Quando tem contato com superfícies, cama, ou algo que não há sujeira visível, usamos o álcool em gel.”

Texto: Redação Portal Sorriso