Sorriso: projeto de Aceleração de Aprendizagem discute alternativas pedagógicas

Buscar caminhos e alternativas para a autonomia pedagógica em sala de aula. Essa é a proposta do segundo encontro deste ano do projeto Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Fundação Volkswagen.

A proposta de trabalho é desenvolvida pelas formadoras do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, (CENPEC).

Participam da formação de hoje (07), cerca de 40 coordenadores, diretores e equipe técnica de Sorriso e Sinop. O encontro segue até as 17h no Centro de Eventos Ari José Riedi. A equipe realizou, na manhã de hoje, uma oficina de produção de textos em que avalia os aspectos textuais e notacionais do texto. \

Além disso, também será realizada avaliação e diagnóstico inicial de matemática.

De acordo com as formadoras, Renata Del Mônaco e Roseli Franciulli, ao avaliar a devolutiva do encontro anterior, foi possível perceber um grande avanço em relação à alfabetização dos alunos, principalmente na área de Língua Portuguesa. “Temos também uma bolsa em que distribuímos 25 livros e um caderno que os professores distribuem na sala para a leitura. No caderno, cada criança registra sua experiência de leitura. Hoje estamos lendo o que eles escreveram e é emocionante o envolvimento e os relatos registrados”, relatou Renata.

Segundo a coordenadora do projeto no município, Clarice Dantas, a formação é realizada de maneira intercalada com um encontro em Sorriso e um em Sinop. “Esse é o segundo do ano, o primeiro foi em março”, explicou.

Clarice destaca que a formação segue normalmente hoje até as 11h com retorno às 13h até as 17h. Já amanhã o encontro será retomado das 07 às 11h, retornando às 13h com encerramento às 15h. 

Texto: Redação Portal Sorriso MT com assessoria