Privatização em Portugal: Novas Oportunidades para Investidores
Sorriso: prontuário eletrônico possibilita acompanhamento de histórico médico do paciente
Agora o paciente que der entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso terá os dados preenchidos em um prontuário eletrônico. O programa, que consiste em um sistema médico padronizado e digital em que são armazenadas todas as informações do paciente, está em operação desde maio na Unidade e nas farmácias cidadãs.
A partir da entrada na UPA todas as informações serão registradas online, assim, sucessivamente ficará registrada a hora da triagem, da consulta, da administração de medicamentos e também da retirada de medicamentos nas farmácias cidadãs, caso for necessário.
Outra vantagem do prontuário eletrônico destaca a secretária de Saúde e Saneamento, Ivana Melo, é que assim que for instalado em toda a rede, caso o paciente necessitar consultar em uma Unidade Básica de Saúde após a consulta na UPA, o profissional que o atender na UBS terá acesso ao histórico médico do mesmo anterior a atual consulta.
O prontuário eletrônico foi instalado na UPA no início de maio e desde então cada ação dentro da unidade, incluindo o tempo de espera de cada paciente vem sendo acompanhado. Em maio, a Unidade contabilizou 8,4 mil atendimentos, com uma média diária de 270 pacientes. O sistema também apontou que o horário de pico da Unidade concentra-se entre às 18h às 22h. “Diante dessa informação disponibilizamos o quarto médico para atender nesse horário”, explica Ivana.
Já a instalação do prontuário nas farmácias se deu na segunda quinzena de maio. A secretária pontua que os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde para retirar medicamentos nas farmácias cidadãs precisam levar além da receita médica e dos documentos pessoais, o cartão SUS e também um comprovante de residência. “Esse procedimento é necessário porque nas unidades ainda não temos o prontuário eletrônico, então o paciente vai fazer o cadastramento na própria farmácia”, explica.
O acompanhamento nas farmácias mostrou que diariamente são distribuídos 2.800 medicamentos entre comprimidos, frascos, injetáveis, medicamentos tópicos e medicamentos controlados.
No relatório geral do primeiro quadrimestre de 2016, o balanço apontou que as farmácias cidadãs realizaram 57.006 atendimentos de janeiro a abril, sendo 32.062 pela Farmácia Central; 15.072 pela Farmácia do São Domingos e 9.872 pela Farmácia do Jardim Primavera com um total de 4.422.062 medicamentos distribuídos.
Na próxima semana o prontuário eletrônico será instalado na UBS Primavera e após isso nas UBS’s Bom Jesus e Integração. A intenção ressalta a secretária, é instalar nas demais unidades de forma gradativa, “para isso também estamos realizando treinamento dos colaboradores”, detalhou.
Para a secretária o sistema é uma solução de gestão que possibilitará um contexto de apoio para tomada de decisão sobre o tipo de tratamento ao qual o paciente deverá ser submetido, orientando e agilizando o processo.
Biometria
Além do prontuário eletrônico, outra novidade da UPA Sara Akemi Ichicava a partir da próxima semana é a implantação do sistema de biometria com a identificação digital do paciente. O sistema propiciará acesso único com a coleta da digital do paciente e da imagem com webcam para acelerar o processo de cadastramento. A intenção é agilizar o atendimento ao paciente.
Mais imagens
Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria