Sorriso terá semana dedicada à prevenção de incêndios florestais; 5 multas foram emitidas

Entre os dias 15 e 20 de maio, bombeiros, servidores públicos e produtores rurais participarão da Semana de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais (SP2IF), em Sorriso.

O objetivo é prepará-los para ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na região. O projeto é piloto e deve ser ampliado para outros municípios no ano que vem.

A programação inclui curso de geoprocessamento para incêndios florestais, voltado para bombeiros e servidores da Prefeitura de Sorriso e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e curso de brigada de incêndio florestal. Este último será ministrado para pessoas que trabalham em propriedades rurais, com o objetivo de estruturar a brigada municipal mista no município.

O evento também prevê uma palestra sobre prevenção de incêndio em lavoura de milho, ocasião em que será repassado o Procedimento Operacional Padrão (POP) aos produtores rurais. A intenção é capacitá-los para que evitem a ocorrência de incêndio florestal e, caso ocorra, saibam os procedimentos a serem adotados até a chegada dos bombeiros.

Além disso, haverá treinamento de combate aos incêndios florestais com o uso de aeronaves, para os aviadores que trabalham com pulverização de lavouras na região. Esta atividade também visa prevenir a ocorrência de incêndios florestais.

A abertura oficial, que ocorrerá na próxima segunda-feira (15.05), às 8h, contará com as presenças de autoridades, entre elas o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM-MT), coronel BM Alessandro Borges Ferreira; o diretor operacional, coronel BM Vagner Jorge Santino da Silva; e o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA-MT), tenente coronel BM Paulo André da Silva Barroso.

Realizado pela Sema-MT, o CBM-MT e a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja), o evento ocorrerá na sede do Sindicato Rural de Sorriso, que está localizado na Av. Marginal Esquerda, n° 1.415, bairro Bom Jesus.

Multas de R$ 5 mil

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), da Prefeitura de Sorriso, divulgou mais uma lista de proprietários de lotes urbanos que estão sendo notificados por conta da sujeira dos terrenos, seja mato alto ou depósito de lixo e entulho.

Vale lembrar que é preciso remover totalmente a vegetação, evitando que estes lotes também possam também ser focos de queimada. Segundo dados do NIF, somente na terça-feira (9) foram emitidas cinco multas por queimadas em lote urbano e outras estão em análise. Nestes casos, a multa de R$ 5 mil.

Texto: Redação Portal Sorriso MT