Telespectadores do Balanço Geral denunciam falta de medicamentos em Sorriso

Nesta sexta-feira, telespectadores do Balanço Geral, programa da TV Sorriso (Record TV), reclamaram da falta de alguns medicamentos, em especial os que são voltados para tratar hipertensão e insuficiência cardíaca, na Farmácia Cidadã Central e em postos de saúde de Sorriso.

Segundo foi informado à redação, faltam os seguintes medicamentos: Captopril (usado para o tratamento da hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio ou nefropatia diabética, em adultos); Losartana (tratamento da pressão alta e da insuficiência cardíaca); e o Enalapril (usado para controlar a pressão alta ou tratamento da insuficiência cardíaca).

Procurada, a assessoria da pasta de Saúde da Prefeitura Municipal informou que o Executivo multou em R$ 40 mil a empresa que deveria fornecer os remédios.

Segundo o despacho assinado pelo prefeito Ari Lafin (PSDB), ficou comprovado que a empresa, que havia vencido duas licitações para compra de medicamentos destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), “deixou de fornecer os produtos”.

Ainda segundo a assessoria, o Losartana deve chegar nos próximos dias. Enquanto isso, ele pode ser retirado gratuitamente nas farmácias populares. Para tanto, basta levar a receita médica.

Sobre o Captopril, a assessoria disse que no posto de saúde do São Domingos há 11 mil comprimidos e mais 12 mil de Hidroclorotiazida.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso