Tempo instável atrasa a colheita do milho em Mato Grosso

Nesta semana, a colheita de milho em Mato Grosso para a safra 17/18 avançou 6,34 pontos percentuais e com isso já alcança 12,57% do total da área estimada. As regiões que apresentam maior avanço neste momento são a Médio Norte, Oeste e Noroeste, com 20,18%, 11,75% e 10,18%, da área prevista, respectivamente, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em Sorriso, conforme levantamento da TV Sorriso feito junto ao Sindicato Rural da Capital Nacional do Agronegócio, foram colhidos 400 mil hectares de milho, o que corresponde a 20%.

Conforme o Imea, devido ao travamento dos trâmites logísticos da soja no Estado, gerado pelas indecisões que ainda pairam quanto à tabela do preço mínimo do frete rodoviário, há relatos de preocupações quanto ao armazenamento do cereal nas próximas semanas, período em que a colheita ganha força no Estado.

Nesse sentido, alguns produtores têm desacelerado o ritmo da colheita, o que colaborou para o atraso de 7,12 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Sorriso, a previsão é de que a colheita seja encerrada em até 15 dias, com produção estimada em 2,6 milhões de toneladas até o fim da safra – sendo 48 mil toneladas a menos que na temporada anterior.

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Redação Portal Sorriso com Cidade Alerta