TV Sorriso mostra gargalos no armazenamento em série do Fala Brasil

Uma reportagem produzida pela equipe da TV Sorriso foi exibida em rede nacional no programa Fala Brasil, da Record TV. A matéria, feita pela repórter Larissa Gribler, mostra os problemas causados pelos gargalos na logística.

Confira:

O Brasil é um dos maiores produtores de comida do mundo, mas nem tudo o que produz é aproveitado. Infelizmene, o desperdício acontece por várias razões, a exemplo das péssimas condições das estradas, pedágios caros e até por falta de espaço para guardar os alimentos produzidos.

Leia a quarta reportagem da série ‘Brasil em Campo’ e assista AQUI:

Eles são grandes, imponentes e se destacam na paisagem e são fundamentais para a agricultura do país. Os silos são usados pelas empresas para armazenar todo tipo de grão. Alguns têm capacidade de guardar cerca de 60 toneladas, mas há anos que eles andam em falta.

Em Sorriso, o fantasma do armazenamento vem assombrando o setor produtivo há muito tempo. O momento de safra recorde de produção esbarra na falta de armazéns. Só para se ter uma ideia, em Sorriso a soja e o arroz das safras passadas ainda ocupam espaço nos silos obrigando os produtores a deixarem o milho do lado de fora.

Os grãos que deveriam ir direto para os armazéns estão sendo estocados a céu aberto. Problemas logísticos e a dificuldade em retirar o que já está guardado agravaram o cenário do setor.

A FAO, o Setor das Nações Unidas voltado para a agricultura, recomenda que todos os países tenham a capacidade de estocar na mesma intensidade em que produzem. Nesse sentido, o Brasil teria um déficit de quase 70 milhões de toneladas.

O preço dessa perda é incalculável. O problema é tão grave que virou uma das prioridades do novo plano safra. Mais de R$ 1,5 bilhão serão destinados para armazenagem. Aliado à queda de juros, ficou mais fácil para quem deseja investir.

A expectativa é de que a safra deste ano tenha um crescimento de 25%. De acordo com o Ministério da Agricultura, é preciso pressa para não se perder dinheiro.

Texto: Redação Portal Sorriso com Cidade Alerta (TV Sorriso)