União dos Caminhoneiros diz que fará paralisação depois do feriado

A União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC) organiza uma paralisação no próximo dia 9/9 em todo o transporte rodoviário de cargas por tempo indeterminado. Em nota, a entidade afirma que o governo federal não cumpriu compromisso assumido no último protesto referente à tabela de valores mínimos para o frete rodoviário e à divulgação dos pontos de fiscalização.

As medidas teriam de ser, de acordo com a categoria, tomadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A mobilização de maio parou o país e causou uma das piores crises de desabastecimento em várias regiões e no Distrito Federal.

“A falta de fiscalização e atitudes práticas da parte do órgão fiscalizador tem trazido enormes prejuízos aos caminhoneiros autônomos do Brasil, o desrespeito descarado das empresas transportadoras que não estão obedecendo a lei”, diz o comunicado.

Para evitar a paralisação, a entidade pede, entre outros pleitos, a dissolução da diretoria da ANTT e o cumprimento imediato do acordo.

Diesel

A paralisação também foi marcada logo após a Petrobras anunciar, na sexta (31/8), que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) elevou o preço de referência para comercialização do diesel, reajustando o valor nas refinarias em cerca de 13%. Saiba mais.

Texto: Metrópoles/Maria Eugênia