Hospital de Campanha de Sorriso funcionará no prédio do PSF Central a partir do dia 18

Na próxima segunda-feira (18), o Hospital Municipal de Campanha de Sorriso (HMC) funcionará no prédio do PSF Central (ao lado da atual estrutura). Haverá a troca de endereço, e de horário de atendimento, que, em vez de 24 horas, será das 7 às 19 horas, todos os dias da semana.

O novo endereço da equipe, formada por 30 pessoas no total, já conta com seis leitos de observação disponíveis com oferta de oxigênio líquido, e um leito de estabilização em retaguarda para casos de covid-19 – esse instalado na UPA.

Todos os equipamentos disponibilizados hoje no HMC, que incluem nove respiradores Bipap, suporte ventilatório pulmonar, cinco ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes positivos, serviços de raio-x e de fisioterapia pulmonar, também serão levados para o novo espaço. Além do Centro de Testagem que atenderá das 7 às 19 horas de segunda a sexta-feira.

“Toda a mudança será realizada durante o fim de semana para evitar prejuízos no atendimento à população”, frisa o secretário-adjunto de Saúde, Devanil Barbosa. “Pacientes em observação no HMC não serão prejudicados, pois caso necessitem serão encaminhados para a UPA”, adianta.

Desde a abertura, em maio de 2020 o HMC não fechou nenhum dia. Em julho do mesmo ano, o HMC passou a atender 24 horas. Já são mais de 83,5 mil atendimentos, e 1.067 internações.

Contudo, com a aguardada remissão dos casos, o Município não fechará o HMC. “Com a diminuição dos casos, optamos por mudar o espaço e diminuir o horário de atendimento. Não fecharemos de forma alguma”, pontua o secretário Luís Fábio Marchioro.

“Além do HMC em nova estrutura, também vamos manter um leito de isolamento específico para a covid-19 na UPA. O vírus sempre estará em circulação. Todos devem permanecer mantendo as precauções, inclusive quem já contraiu a doença ou já foi vacinado, pois enquanto a população inteira não for imunizada sempre haverá casos graves”, pontua.

Retorno do AME ao prédio original

Com a troca de endereço do HMC, a estrutura do AME voltará a atender como Ambulatório Multiprofissional em Especialidades. O local que oferta 20 especialidades, também poderá voltar a ser usado como ambulatório cirúrgico quando da realização de mutirões, como de cirurgias de catarata.

“Sempre observando o distanciamento social e todos os cuidados não farmacológicos, aos poucos, estamos retornando com todos os atendimentos”.

Confira AQUI a reportagem completa no Balanço Geral, programa da TV Sorriso.