Vídeo mostra ‘chuva’ de fogo no Pantanal em Mato Grosso

Um vídeo mostra o cenário de difícil contenção e que dificulta o combate aos incêndios no Pantanal mato-grossense: uma “chuva” de fogo no parque estadual Encontro das Águas, em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) durante a noite de domingo (13). Assista aqui.

O registro foi realizado pelo coronel BM Paulo Barroso, secretário Executivo do Comitê de Gestão do Fogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que está em Poconé trabalhando no combate ao fogo.

“É assim que o fogo pula à noite, chuva de fogo. Incêndio aqui no Pantanal, muito difícil a gente controlar isso”, lamenta o bombeiro.

Essas chamas, que são espalhadas pelo vento, levam o fogo mesmo com os aceiros, que são faixas de terra onde é retirada a vegetação para impedir a propagação de incêndios.

Nesse cenário, cerca de 70% do parque estadual, localizado entre Poconé e Barão de Melgaço (113 km ao sul), já foi consumido pelo fogo. Além dos prejuízos à flora, a destruição dessa área de preservação traz risco para as onças-pintadas, pois o parque tem a maior população mundial da espécie, com 80 animais.

Texto: Thalyta Amaral/Gazeta Digital (GD)