NEPOTISMO: Pai de secretário ganha cargo comissionado na Prefeitura de Sorriso

Uma nova denúncia de nepotismo chegou ao Cidade Alerta, desta vez envolvendo o atual secretário de Governo e Segurança Pública de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.

A reportagem teve acesso à portaria datada do dia 2 de maio de 2017 que nomeia o pai de Luís Marchioro, Darci Marchioro, em um cargo comissionado de coordenador da Proteção Social Básica 1, cuja remuneração é de R$3.821,58.

Em nota, a Prefeitura informou que Darci atua no CCTI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) há mais de 10 anos “e sempre foi muito elogiado por todos os integrantes do Centro”, sendo a contratação dele um pedido dos próprios integrantes da instituição. A Administração salientou a importância do trabalho desenvolvido pelo seu Darci e por todos no CCTI.

Em entrevista, o secretário Luís Marchioro ressaltou que o seu cargo não possui qualquer ‘peso’ na contratação do pai dele. “O senhor Darci trabalha lá [no CCTI] há 15 anos, passando por várias gestões de prefeitos e de partidos diferentes. Não tenho nenhuma influência na sua contratação, pois é outra Secretaria, que entende que ele deva continuar. Eu que sou o ‘novato’ na Administração Municipal. Pelo que sei, o trabalho dele junto ao Centro de Convivência do Idoso está a contento tanto dos gestores quanto dos usuários”, frisou.

Já a Secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, disse que a “competência dele [Darci Marchioro] é realmente indiscutível. Ele é colaborador de muitos anos do Centro de Convivência, e, até o momento, não fomos notificados sobre essa questão”.

A reportagem ainda recebeu reclamações de que supostamente Darci Marchioro trataria alguns idosos com grosserias. Procurada, a coordenação do CCTI disse que se houver esse tipo de denúncia o encaminhamento é feito diretamente à ouvidoria da Secretaria de Assistência Social. Em resposta, a Prefeitura garantiu que não consta nenhum tipo de reclamação quanto à forma como o servidor se reporta aos idosos.

Procurado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que julga casos de prática de nepotismo nas prefeituras do Estado, informou ao Cidade Alerta e ao Portal Sorriso que a denúncia referente ao servidor Darci Marchioro pode ter sido protocolada junto ao órgão.

Porém, não foi confirmado se de fato houve a formalização da denúncia porque o acesso a este tipo informação somente é obtido após julgamento de membros do TCE. Conforme o Tribunal, qualquer pessoa pode protocolar denúncia de forma anônima por e-mail (ouvidoria@tce.mt.gov.br), por telefone (0800-6472011/ 65 3613-7664) ou presencialmente na sede do órgão, situada Rua Conselheiro Benjamin Duarte Monteiro, nº1, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).

Nepotismo julgado

No começo deste mês, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, por prática de nepotismo, votou pelo pedido de exoneração do assessor-adjunto da Prefeitura Municipal de Sorriso Elídio Farina, sogro do atual secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho. Foi determinada a exoneração imediata do servidor sob pena de multa diária à Prefeitura.

Saiba mais:

TCE determina exoneração de sogro de secretário de Sorriso por prática de nepotismo

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues e Larissa Gribler/Portal Sorriso