Sorrisenses reclamam de problemas na entrega de encomendas pelos Correios; consumidores podem pedir indenização

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir de hoje (22). Enquanto o serviço não é normalizado, os consumidores continuam enfrentando problemas na entrega de encomendas. Em Sorriso, há clientes que informaram ao Portal Sorriso que ficaram horas na agência à espera para retirar o seu objeto.

Nesta segunda-feira (22), uma sorrisense foi aos Correios para retirar uma encomenda – apesar de ter pago o frete. Segundo ela, cerca de 150 senhas foram entregues. Ela, que recebeu a de número 40, só foi atendida perto do meio-dia e, com isso, perdeu a manhã inteira de trabalho.

Em virtude de tais denúncias, o Procon de Sorriso já está na mira dos Correios. Em entrevista ao Portal Sorriso, o coordenador da unidade, Robson Alexandre de Moura, informou que inicialmente o Procon notificará os Correios de Sorriso para que seja comprovado o cumprimento de decisão judicial, que determina que ao menos 70% do efetivo dos Correios trabalhem durante a greve da categoria.

“Caso os Correios não consigam comprovar, aí podemos tomar o poder de polícia para que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis. Emitimos já uma ordem de serviço para que apure se estão cumprindo a manutenção de 70% das atividades”, frisou Robson.

Sobre o frete

Em caso de atraso na entrega, por falha dos Correios, o consumidor pode solicitar a devolução progressiva sobre os valores pagos na postagem da remessa. Conforme o coordenador do Procon de Sorriso, a empresa deve prestar serviço contratado e pago pelo consumidor. Veja os percentuais a serem ressarcidos aqui.

Quando o cliente precisa ir até os Correios para retirar sua encomenda, por exemplo, ele pode solicitar o direito à reparação do valor pago pelo frete. “Isso pode ser feito através do Procon, para pedir a restituição ou abatimento ou judicialmente”, explicou.

Outro lado

Ao Portal Sorriso, a assessoria dos Correios em Mato Grosso informou que para otimizar o atendimento, recomenda-se que os clientes se dirijam à unidade para a retirada de objetos postais somente após tentativa frustrada de entrega.

Ao rastrear a encomenda, pelo site ou aplicativo Correios, o cliente pode verificar se há ou não atraso. Situações pontuais, quando reportadas à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, como os telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço https://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.

Veja a nota enviada na íntegra:

Na tarde desta segunda-feira (21), o Tribunal do Superior do Trabalho (TST) julgou o dissídio coletivo ingressado pelos Correios. A corte decidiu que manterá as cláusulas propostas pela empresa, entre elas vale alimentação/refeição, com a inclusão de outras cláusulas de caráter social. O tribunal também determinou a correção salarial em 2,6. Sobre os dias parados, foi decidido que metade do período será descontado em folha e a outra metade será compensada, a fim de beneficiar a sociedade, normalizando o mais rápido possível a entrega de cartas e encomendas.

Assim, o TST também determinou que os trabalhadores que aderiram ao movimento paredista retornem aos seus postos, nesta terça-feira (22), sob pena de multa diária de R$ 100 mil às entidades representativas, em caso de descumprimento. Os Correios seguem executando o plano de continuidade do negócio, com a realização de mutirões de entrega, inclusive em fins de semana e feriados, com o objetivo de reduzir os efeitos da paralisação parcial dos empregados à população.

Adequação à realidade – Desde o mês de julho, os Correios buscaram negociar os termos do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021, em um esforço para fortalecer as finanças da empresa e preservar sua sustentabilidade. Ficou claro que é imprescindível que acordos dessa natureza reflitam o contexto em que são produzidos e se ajustem à legislação vigente. A empresa agora empreenderá todos os esforços para recompor os índices de eficiência dos produtos e serviços, considerados essenciais, nesse momento em que a população brasileira mais precisa. Para otimizar o atendimento, recomenda-se que os clientes se dirijam à unidade para a retirada de objetos postais somente após tentativa frustrada de entrega. Ao rastrear a encomenda, pelo site ou aplicativo Correios, o cliente pode verificar se há ou não atraso. Situações pontuais, quando reportadas à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, são prontamente averiguadas e solucionadas. Os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço https://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.

Leia também:

Procon de Sorriso multa agência dos Correios em R$ 80 mil por danos aos consumidores

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso