Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Verão deve ser marcado pelo calor e excesso de chuvas causado pelo fenômeno El Niño
O verão começa nesta sexta-feira (22) e segue até o mês de março de 2019. A estação deve ser marcada pela presença do fenômeno El Niño, que provocará excesso de chuva em alguns municípios do país. Em Mato Grosso, a previsão é de calor intenso, podendo atingir a 40°C.
A temperatura máxima prevista para esta sexta-feira (21) é de 35°C, com a umidade relativa do ar entre 30% e 50%, com possibilidade de pancadas de chuva.
Com 462 milímetros, neste ano o mês de fevereiro foi o mais chuvoso da capital e dos últimos 57 anos. Em junho, a temperatura mínima chegou a atingir 11°C.
De acordo com o professor de climatologia urbana Mauro França, o verão terá temperaturas elevadas. Neste ano, a maior temperatura registrada no estado foi 41°C, no mês de setembro.
“Nós sabemos que na nossa cidade é muito quente, então teremos chuvas de forma normal e temperaturas elevadas, então temos que ter os cuidados que todo mundo conhece”, disse.
O aquecimento é consequência da formação do fenômeno El Niño, que também vai impactar os regimes de chuvas em boa parte do Brasil, conforme previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Para esta estação, o recomendado é se manter bem hidratado, com a ingestão de água e isotônicos, evitar a exposição solar entre 10h e 16h, evitar excesso de álcool e os exercícios extremos, usar roupas leves e soltas e passar o máximo de tempo possível em ambientes frescos.
Texto: G1 MT/Flávio Coelho, TV Centro América