Privatização em Portugal: Novas Oportunidades para Investidores
Caminhada pede fim da violência contra a mulher em Sorriso
Uma série de ações em Sorriso visa, neste mês de março, a conscientização de todos os tipos de violência e preconceitos contra as mulheres. Uma caminhada, realizada neste domingo (10), faz parte da campanha “Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a Mulher”.
O evento teve início às 15h de hoje, na Praça da Juventude e terminou no Parque Ecológico. Mulheres e homens foram convidados a participarem. Segundo a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Sorriso, Isamara Andrade de Lima, o mês de março é motivo não só de celebração – pelas conquistas já obtidas pelo sexo feminino –,mas também de conscientização contra a violência doméstica.
“Os índices de feminicídios, que é o assassinato de mulher pela condição de ser mulher, são alarmantes e chocantes. O conselho pensou que se o homem faz parte do problema ele deve fazer parte da solução. Precisamos que os homens se conscientizem e se juntem a nós nessa luta”, ressaltou.
Isamara lembra que Mato Grosso está em 4° lugar quando o assunto é violência doméstica no País. E Sorriso é a 2ª cidade com maior número de casos de feminicídio em Mato Grosso. “Muitas vezes o que mais acontece com as mulheres é a dependência financeira e o que mais motiva a violência é o sentimento de falta de controle do homem. A violência está em todas as classes sociais, e muitas vezes elas não denunciam”.
Por esse motivo, segundo Isamara, o Conselho dos Direitos da Mulher de Sorriso visa o empoderamento da classe feminina por meio de cursos e da conscientização sobre a rede de proteção que pode ajudar as mulheres em casos de violência doméstica.
O presidente da OBA de Sorriso, Fernando Mascarello, destacou que a caminhada realizada hoje é uma ação muito importante. “A OAB não poderia ficar de fora. Esse evento é uma caminhada dos homens contra a violência da mulher. A OAB tem o seu papel social e a valorização da cidadã mulher é um dos motes da nossa campanha desde o ano passado”.
Texto: Redação Portal Sorriso